O LK99 foi anunciado como sendo o primeiro super-condutor a poder funcionar em condições normais, e está a gerar grande alvoroço na comunidade científica.
Os supercondutores são materiais que conseguem transportar electricidade sem resistência, e que ao longo das últimas décadas têm sido alvo de intensa investigação com o objectivo de os tornar mais práticos de utilizar. Isto porque a maioria deles só funciona a temperaturas próximas do zero absoluto; e mesmo os supercondutores de "altas temperaturas" se referiam a gamas de temperaturas de -200° C (o que possibilita que se utilize azoto líquido em vez de hélio líquido).
Desde então houve vários avanços que prometiam supercondutores à temperatura ambiente, mas que continuam a estar dependentes de pressões extremamente elevadas; e com alguns desses supostos avanços a revelarem-se serem pura falsidade, criando um clima de ainda maior suspeição sobre todo este sector.
Ainda assim, isso não impediu esta equipa de investigadores de avançar com o anúncio do LK99, um novo material supercondutor que supostamente funciona à temperatura ambiente e com pressões normais. Ou seja, poderá manter as propriedades de supercondutividade sem qualquer condição especial. Ainda por cima, é feito com materiais comuns e usando um processo bastante simples, o que possibilitará que outras equipas possam rapidamente validar as suas propriedades.
Se tal se vier a confirmar, uma coisa é certa: podem reservar desde já o Prémio Nobel da Física para estes investigadores.
Actualização: lamentavelmente, tentativas de replicar a experiência por cientistas independentes por todo o mundo têm demonstrado que o LK-99 não é supercondutor, meramente tendo algumas propriedades magnéticas que o fazem "levantar" quando colocado sobre um íman (mas não levitar).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Há já muitos investigadores contra este artigo e provam que não alcançaram o que anunciam. Foi um bom hype da última semana, as acções subiram bem :)
ResponderEliminar