2023/10/21

SpaceX quer lançamentos a cada 2 dias em 2024

Para tornar realidade a mega-constelação de satélites Starlink, a SpaceX planeia acelerar drasticamente o ritmo de lançamentos em 2024.

A SpaceX já tem feito mais de um lançamento por mês de lotes de satélites Starlink - sem contar com os demais lançamentos - mas em 2024 a frequência de lançamentos irá aumentar de forma substancialmente, com a empresa a apontar para um lançamento a cada 2.5 dias.

Para se ficar com uma melhor ideia do que isto representa, basta referir que a SpaceX deverá chegar ao final deste ano com 100 lançamentos (mais de 60% dos quais relativos a lançamentos Starlink), e este novo objectivo significará um total de 144 lançamentos em 2024 dedicados aos satélites Starlink, sem contar com os lançamentos para os demais clientes. Com o lançamento dos primeiros satélites da Amazon, que pretende oferecer um serviço rival, já tínhamos referido que a Amazon precisará fazer lançamentos a um ritmo ambicioso para cumprir com os requisitos da FCC (50 satélites por mês até Julho de 2026, para ter metade da sua constelação em órbita nessa data), o que será extremamente difícil de atingir considerando que a Amazon não planeia usar lançamentos da SpaceX, e o desenvolvimento dos seus próprios foguetes tem estado bastante atrasado. Já a SpaceX, tem a vantagem de ter a questão dos lançamentos tratada, e de ainda ter o trunfo do seu Starship e Super Heavy que potenciará o envio de ainda mais satélites para o espaço de forma mais eficiente e económica, quando entrar em actividade.

E não nos podemos esquecer que o serviço Starlink não será exclusivamente para uso dos terminais de satélite. A partir do próximo ano teremos o serviço Direct to Cell que permite a ligação de smartphones comuns, sem qualquer modificação, directamente aos satélites, para cobertura global em praticamente todos os pontos do globo - e que dará a Elon Musk mais uma importante vertente de vantagem estratégica global.

1 comentário:

  1. Duvido que eles consigam isso. É mais uma daquelas metas malucas do Elon. Nem sequer vão ter foguetões prontos a usar suficientes para lançamentos tão rápidos. O processo de reinspeção de um foguetão depois de regressar ainda demora algum tempo.

    ResponderEliminar