A Zotac tem um novo mini-PC que estreia um sistema de dissipação solid-state AirJet que poderá tornar-se comum no futuro.
Por muito que se lute pela eficiência, os chips electrónicos continuam a gerar calor que, no caso de CPUs e GPUs, necessita de ser removido com recurso a dissipadores e ventoinhas. Mas este Zbox Pico PI430AJ da Zotac adopta um sistema inovador, dispensando a ventoinha e trocando-a por módulos AirJet da Frore Systems, que não têm partes móveis mas são capazes de gerar ondas de ar ultrasónicas que passam por micro-dissipadores integrados nos chips.
Apesar de cada módulo ter capacidade de dissipação relativamente modesta (5 W), é possível combinar módulos para dissipação acrescida - a Zotac utiliza dois, para dissipar até 10 W, adequados ao Intel Core i3-N300 que utiliza - e com a grande vantagem de não fazer barulho e evitar a acumulação de pó face ao uso de ventoinhas convencionais.
Se estes módulos demonstrarem na prática ser tão eficientes quanto prometem, é de imaginar que em breve se tornem no sistema de dissipação mais comum nos mini-PCs, e até em máquinas de maiores dimensões onde seja dada prioridade ao funcionamento silencioso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)