2023/10/21

Desinformação no X é promovida por contas verificadas

Deitando por terra as justificações de Elon Musk para as contas pagas como forma de combate aos bots e desinformação, um estudo revela que as maiores fontes de desinformação no X são contas verificadas.

O X tem estado a testar tornar o serviço exclusivamente pago, e o próprio Elon Musk já confirmou a chegada de mais modalidades pagas em breve. Uma opção que, segundo ele, é a única solução para resolver o problema dos bots e desinformação na plataforma. Só que essa justificação para não ser tão válida quanto ele desejaria.

Um estudo revela que a maioria da desinformação no tópico dos conflitos entre Isreal e Hamas tem como origem contas verificadas - tanto de contas anónimas que pagam, como de contas de alguns políticos que também não se abstêm de dizer falsidades comprovadas. E nem as Community Notes, que Musk também refere frequentemente como sendo a solução para publicações enganadoras, são tão eficientes quanto isso: das 250 publicações falsas analisadas, com maior número de visualizações, apenas 79 tinham uma nota adicional a indicar que se tratava de conteúdo falso.

Sem grandes surpresas, Elon Musk já embarcou em nova viagem que acusa a entidade que realizou o estudo (NewsGuard, que também tem trabalhado em programas de combate à desinformação com a UE) de ser uma fraude completa ao serviço da manipulação contra a "verdade" - e certamente também achará o mesmo da TrustLab, que tambem fez um estudo que indica que o X se tem tornado na plataforma que mais promove a desinformação face a plataformas rivais.

Veremos se, com tantas irritações contra a UE, Musk efectivamente cumpre com as suas ameaças e encerra o serviço na UE. Até lá, vão aumentado o número de serviços que optam por encerrar a sua presença no X, e que dizem que o impacto a nível das visitas é imperceptível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)