Recentemente o X começou a testar a subscrição obrigatória em dois países, deixando que os novos utilizadores possam continuar a ler de forma gratuita, mas tendo que pagar $1 por ano se quiserem comentar ou publicar conteúdos. Agora, chega a confirmação de novas subscrições cujas referências já tinham sido apanhadas no código interno do serviço.
Além da subscrição actual, que reduz a publicidade apresentada para cerca de metade, Musk indica duas novas opções: uma mais gratuita, com todas as vantagens da subscrição paga mas sem redução na publicidade; e outra mais cara, que removerá a publicidade por completo.
Two new tiers of X Premium subscriptions launching soon.
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2023
One is lower cost with all features, but no reduction in ads, and the other is more expensive, but has no ads.
Não se sabe se estes novos planos estarão relacionados com as exigências da UE, que obrigam a que os serviços contemplem a possibilidade dos utilizadores não aceitarem o tracking - mas com isso a não ser sinónimo de serviço sem publicidade, apenas significa que não poderá ser apresentada publicidade direccionada com base na informação de cada utilizador.
Talvez mais relevante, e mais ao estilo de Elon Musk, está a crescente possibilidade do X deixar de estar disponível na Europa; já que Musk parece estar cada vez mais irritado com as exigências da UE quanto às regras de moderação e combate à desinformação, que têm tido novo pico referente aos conflitos Hamas-Israel.
Por um lado, bem que seria positivo ver o X a desaparecer da Europa, já que acabaria por promover o uso de redes descentralizadas, mais resistentes a qualquer tipo de censura ou controlo de conteúdos. Serviria também com momento perfeito para a Meta lançar o Threads na Europa, região da qual tem estado ausente desde o seu lançamento (refira-se que o Threads também assenta num protocolo descentralizado, que tecnicamente o torna compatível com o Mastodon e outros, assim que a Meta o desejar fazer).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)