2023/10/12

Starlink oficializa serviço directo a telemóveis

A SpaceX começará a fornecer telecomunicações a smartphones normais através dos seus satélites Starlink a partir do próximo ano (2024).

A nova geração de satélites Starlink pode comunicar directamente com satélites no solo, dispensando a necessidade destes terem hardware especial, e começaremos a sentir esse efeito já a partir do próximo ano. O serviços Starlink Direct to Cell arranca em 2024, inicialmente começando por suportar apenas serviço de mensagens, e no ano seguinte expandindo-se para serviço de voz, dados, e também fazendo referência expressa a cenários IoT (Internet of Things).

A grande "revolução" neste sistema - que inicialmente estava previso arrancar ainda este ano - é a de que temos os satélites a actuarem como uma comum torre de telecomunicações no solo, pelo que para o smartphone não há qualquer diferença, não necessitando de qualquer hardware especial para além do que já tem (ao contrário do sistema utilizado pela Apple nos iPhones mais recentes, em que existe hardware específico para comunicar com satélites). Mas importa relembrar que, embora a SpaceX leve vantagem em número de satélites Starlink, não é a única empresa a querer lançar este tipo de serviços - a AST SpaceMobile já efectuou as primeiras chamadas 4G e 5G via satélite.
As potencialidades destas mega-redes de comunicação via satélite serão imensas. Poderemos dizer adeus às zonas "sem cobertura" e assegurar que temos comunicações em praticamente todo o globo, incluindo no meio do oceano, ou nas zonas mais remotas e inóspitas. Por outro lado, embora os custos e tecnologia não sejam adequados para substituir por completo a cobertura terrestre, vai ser interessante ver como é que os operadores de telecomunicações irão reagir a esta "ameaça vinda do céu". Irá também ser interessante ver as implicações em termos de segurança e de privacidade, já que estas redes irão também permitir a fácil localização de qualquer telemóvel a nível mundial e até a sua espionagem - implicações que, pelo lado positivo, irão seguramente promover o uso de serviços de comunicações mais seguros, com encriptação end-to-end (E2E) para se precaverem contra essa eventualidade.

1 comentário:

  1. Pergunto-me se os terreplanistas terão direito a descontos nos futuros planos comerciais associados ao serviço?
    🤔🤔🤔😂🫠🫠

    ResponderEliminar