O BlueWalker 3 da AST SpaceMobile permite fazer telefonemas via satélite com smartphones normais, mas em contrapartida é um autêntico farol luminoso no espaço.
O BlueWalker 3 deu que falar em Abril, ao proporcionar a primeira chamada de um smartphone - sem qualquer modificação - com ligação directamente a um satélite. Para tal, recorre a uma imensa antena com 64 m2, e é precisamente esse elemento que o torna no mais brilhante satélite do momento em órbita baixa em redor do nosso planeta.
Se já existiam preocupações com os satélites Starlink, facilmente se pode imaginar o desastre que seria ter centenas ou milhares de satélites ultra-brilhantes a cruzar o céu nocturno e a arruinar observações astronómicas.
Felizmente, este é apenas um satélite protótipo, o que permite que a AST SpaceMobile - e outras empresas - possam ter este aspecto em consideração quando lançarem modelos mais evoluídos. Aliás, basta relembrar que ainda recentemente a SpaceX partilhou uma série de guias e tecnologia para escurecer satélites de modo a minimizar este problema; coisas que aplicou nos seus satélites Starlink (cuja próxima geração, de maior dimensão, também irá permitir fazer ligação directa a smartphones no solo).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)