2023/10/12

Notícias do dia

iPhones com reboots misteriosos durante a noite; Android 14 aumenta apps em memória de 32 para 1024; app Google com gestão de passwords em iOS; Adobe Res-Up melhora qualidade de GIFs animados; e Microsoft fecha activações do Windows 11 com chaves do Windows 7 e 8.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Google Search já pode gerar imagens AI

Quem tiver aderido ao programa AI da Google (Google Search Generative Experience - SGE) já poderá começar a tirar partido das funcionalidades visuais dos modelos AI da Google para gerar imagens directamente a partir da caixa de pesquisa.

Ao estilo de outros modelos AI, basta descrever a imagem que se quer para que a Google apresente quatro propostas, podendo depois refinar-se a imagem até se obter o resultado final pretendido.
A Google diz ter tido cuidado para tentar evitar abusos, motivo pelo qual - neste momento - não será possível usar este sistema para criar imagens pessoas fotorealistas ou rostos de pessoas "famosas". Mas, sem dúvida que serão limites que irão ser testados pelos utilizadores, que normalmente conseguem arranjar técnicas criativas para ludribirar as restrições aplicadas nos modelos AI.


WordPress com plugin ActivityPub oficial

O WordPress junta-se à família descentralizada do ActivityPub, também usada pelo Mastodon, facilitando o processo de disponibilizar notícias e conteúdos no "fediverse".

O novo plugin ActivityPub, disponível em todos os planos do WordPress.com faz com que um utilizador do Mastodon possa facilmente seguir as notícias de um site ou blog WordPress directamente na app, com os comentários feitos lá a serem publicados automaticamente no site. A única coisa a ter em conta é que isto apenas será aplicado aos posts publicados após a activação do plugin, e que pode demorar até 15 minutos até que as publicações cheguem ao fediverse - pelo que há que ter alguma paciência no caso de não aparecerem imediatamente.


iPhones 15 encontram amigos a 60 metros de distância


Os iPhone 15 vêm com uma nova geração de chips UWB que ampliam drasticamente as suas capacidades de localização de alta-precisão. Enquanto os modelos anteriores só podiam usar este modo a uma distância de até 10-15 metros, nos iPhone 15 isso pode ser feito até cerca de 60 metros - não só para localizar AirTags mas também outras pessoas com iPhones com que se esteja a partilhar a localização.

E, ao contrário da localização GPS, com o UWB a localização leva-nos directamente até à pessoa, até mesmo no meio de uma multidão.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes dos touchscreens se popularizarem, uma das tecnologias que existiam eram as light pens, canetas que permitiam o utilizador interagir com os conteúdos em ecrãs CRT. A primeira light pen foi criada em 1955 no MIT, e tornaram-se bastante populares nas décadas de 60, 70 e 80. A caneta tinha um sensor que detectava a luminosidade do varrimento feito nos ecrãs, e através disso, determinava a sua posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)