Os sistemas de visão nocturna permitem ver no escuro, mas há diferentes métodos, cada um com as suas vantagens e desvantagens.
É inevitável que qualquer fã de tecnologia se sinta fascinado com os dispositivos que permitem transformar a noite em dia.
Hoje em dia temos óculos de visão nocturna que se podem comprar por valores relativamente acessíveis, mas que na verdade se limitam a ser sistemas com iluminadores e câmaras IR, muitas vezes aplicados também nas câmaras de videovigilância. Embora tecnicamente sejam sistemas de visão nocturna, são completamente distintos daqueles que habitualmente são usados pelos militares, e que consistem na amplificação da luz existente, dispensando os iluminadores IR (que são visíveis como autênticos "faróis" que denunciariam a sua posição às forças inimigas). E por último, temos ainda os sistemas de visão térmica, que também conseguem fazer verdadeiros milagres a mostrar aquilo que não se vê no espectro visível.
O vídeo que se segue mostra como se comporta cada um destes sistemas, com os prós e contras de cada um, e só é pena que não tenham dedicado algum tempo à geração mais recente de sensores, que são capazes de ver a cores no escuro.
2023/11/05
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)