2024/04/27

MS lança MS-DOS 4.0 como open-source

A MS-DOS disponibilizou o MS-DOS 4.00 como open-source, fazendo recordar memórias do século passado.

Para alguns veteranos, o MS-DOS foi o primeiro sistema operativo com que se depararam num PC (isto para os que conseguiram escapar ao CP/M, que foi usado como base do MS-DOS). Mas, há MS-DOS e MS-DOS, e esta versão 4.00 tem algumas particularidades.

O MS-DOS 4.0 que agora fica disponível como open-source (no GitHub) era uma versão para a qual existiam bastantes expectativas, pois era suposto vir com multitasking integrado de origem. No entanto, esta versão é a versão "básica" sem multitasking, uma vez que a MS não conseguiu descobrir o código fonte da edição que também era conhecida por MT-DOS (Multitasking MS-DOS), sendo que posteriormente todas as demais versões do MS-DOS (5.x e 6.x) se mantiverem fiéis à sua origem não-multitasking, correndo apenas um único programa de cada vez.

Na altura (1988), este MS-DOS também gerou alguma polémica, pois passou a consumir uns exorbitantes 92 KB de memória - quase o dobro dos 56 KB usados pelo MS-DOS 3.31 - posteriormente reduzidos para 86 KB com a versão 4.1, mas que ainda assim eram excessivos. Até as versões posteriores 5.x e 6.x se ficaram pelos 72/73 KB.
Não deixa de ser um retrato de outra época, em que em vez de "gigabytes" e "terabytes" se falava de "kilobytes" e "megabytes". E onde interagir com o MS-DOS, nos assustadores terminais de linha de comando, era sempre uma forma quase certa de deixar impressionado quem se limitava a saber arrancar o Windows para trabalhar com o rato.

1 comentário:

  1. Lembro-me de ter aparecido o MS-DOS 4. Uma revista da especialidade fazia uma distinção enorme entre a versão 3.31 e a 4.00. O que é certo é que não me recordo de ter usado essa versão. Creio que a que sempre usei, mesmo na década de 90, foi a 3.31. O CP/M vinha com o Amstrad PCW.

    ResponderEliminar