2024/04/26

Tesla Autopilot sob investigação após centenas de acidentes e dezenas de mortes

A NHTSA norte-americana abriu nova investigação sobre o Autopilot da Tesla, que está a ser associado a centenas de acidentes e dezenas de mortes.

Chegando numa péssima altura para a Tesla, que tem estado a promover o seu prometido e eternamente adiado modo FSD de condução autónoma, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) abre nova investigação sobre o Autopilot.

A investigação centra-se sobre se a Tesla terá feito tudo o que era possível para forçar os condutores a manterem a atenção constante sobre o sistema, sendo que essa desatenção está relacionada com centenas de acidentes e dezenas de mortes - muitas das quais teriam dado uma dezena de segundos para o condutor as evitar, se estivessem atentos..

Além da Tesla ser criticada por não ter feito tudo o que devia / podia para assegurar que os condutores estão atentos permanentemente, é também criticada por ter passado a falsa ideia de que o "Autopilot" é um sistema autónomo, quando na realidade faz aquilo que outros fabricantes já fazem, e cujos sistemas usam nomes menos enganadores, que implicitamente indicam que se tratam de sistemas de assistência ao condutor e não da sua substituição. Nas últimas semanas a Tesla já se começou a referir ao Autopilot como "Supervised Autopilot" para tentar resolver esta questão, mas falta saber se a NHTSA se contentará com esse ajuste.

5 comentários:

  1. Não percebi se têm mais ou menos acidentes por km percorrido que humanos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está em causa se tem mais ou menos acidentes que os humanos, trata-se da ideia que a Tesla fez passar da sua condução autónoma que seria brutal e permitia mundos e fundos mas depois nem de um parque o carro consegue sair . A quantidade de pessoas a conduzir sem estarem no banco do condutor por exemplo, a quantidade de acidentes mortais que facilmente teriam sido detectáveis pelo condutor se o sistema fosse menos independente e o número de acidentes que a Tesla omitiu que foi enorme

      Eliminar
    2. Mais. O sistema da Telsa (sem contas com os verdadeiros sistema de condução autónoma como da Waymo) nem sequer é dos mais avançados da industria mas que infelizmente permite fazer coisas mal que os outros não permitem apesar de serem até melhores.

      Eliminar
  2. Pois, há algumas dúvidas que podem favorecer a Tesla, estes problemas provavelmente são referentes à versão 11 e na versao 12 mudaram por completo o funcionamento (deixou de ser programado para reagir às diversas situações e passou a usar muito mais AI e aprender a ver exemplos de condução). Em relação ao impedir a pessoa de estar sem atenção, pelo que tenho visto tem de se mexer no volante de x em x segundos e tbm usa a camara interior para ver se a pessoa está a olhar para a estrada e caso a pessoa ignore 5x os avisos de falta de atenção fica sem poder usar o piloto automático por uns tempos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas aqui nem está em causa o FSD, penso que é apenas referente ao Autopilot "básico" (que continua a ter um nome que induz em erro).

      Eliminar