2024/04/23

Tesla com a manutenção mais barata a longo prazo

Um relatório da Consumer Reports norte-americana deixa a Tesla no topo das marcas mais baratas a nível da manutenção automóvel a longo prazo.

Um relatório da CR relembra que o custo de ter um automóvel está longe de terminar quando se acaba de pagar o carro, e que continuam a ser necessários milhares de dólares para os manter ao longo dos anos seguintes - e isso sem contar com os custos de combustível ou energia.

Tendo perguntado aos seus associados quanto é que têm gasto com os seus carros ao longo dos anos, o resultado dá a vitória à Tesla, embora por uma margem mais reduzida do que se poderia esperar.

Nos primeiros cinco anos um Tesla tem um custo médio de manutenção de $580, com os cinco anos seguintes a subirem para os $3455, num total de $4035. Na segunda e terceira posição, com um total de $4900, temos a Buick e a Toyota. Muito mais abaixo na tabela, marcas como a BMW, Audi e Mercedes, têm valores na ordem dos $9500-$10500; e marcas como a Porche e Land Rover atiram os valores para os 14 mil e 19 mil dólares, respectivamente.
Não há dúvidas de que um eléctrico necessita de muito menos manutenção que um carro com motor a combustão. Mas essa redução de manutenção tem sido anulada por alguns fabricantes cobrando valores superiores nas operações de rotina. Nesse aspecto há que dar o devido crédito à Tesla, que se tem tentado afastar desse paradigma das revisões programadas, fazendo com que o carro apenas tenha que ir a uma oficina quando detecta alguma anomalia que a isso obrigue.

2 comentários:

  1. Não lhe chamaria crédito quando marcas que vendem maioritariamente veículos a combustão e híbridos têm um custo de manutenção e reparação apenas 20% mais caro ao final de 10 anos.

    Aliás, basta ver que na Tesla, entre os 5-10 anos, os custos de manutenção e reparação são cerca de 6x superiores aos primeiros 5. Na Toyota, são cerca de 3x. Isto só me leva a crer que ou a Tesla começa a carregar no preço ou numero de visitas à oficina aumenta substancialmente.

    ResponderEliminar
  2. Agora vamos comparar um Tesla e um Toyota com 10 anos!

    ResponderEliminar