Marcando o fim de uma longa era, a Zilog anunciou que irá descontinuar o chip Z80 no formato DIP.
O Z80 pode não ser imediatamente reconhecido por muitas pessoas, mas foi o microprocessador que potenciou grandes revoluções na década de 70 e 80, sendo o chip que se encontrava no interior do ZX Spectrum, Sega Master System, TRS-80, a máquina arcade do Pac-Man, e muitas outras.
O chip foi concebido em 1974 como sendo uma evolução do Intel 8080, com mais instruções, funcionando a frequências superiores, e com controlador de DRAM integrado. Foi a escolha para muitos sistemas, incluindo computadores pessoais (na altura não muito pessoais, sendo destinados a empresas) e contando com o suporte do sistema CP/M - sendo que só mais tarde viria a perder protagonismo para o IBM PC com CPU Intel e com o MS-DOS.
O Z80 era habitualmente usado no formato DIP de 40 pinos, que agora se associa à electrónica "pré-histórica", com duas filas de 20 pinos (que facilmente se dobravam se não fosse colocado num socket com bastante cuidado), e é precisamente este formato que agora é descontinuado, nas versões mais evoluídas Z84 que permitem velocidades mais elevadas (até 20 MHz) mas mantêm a compatibilidade com o chip Z80 original.
O ZX Spectrum usava um Z80A a funcionar a 3.5 MHz, imagine-se a revolução que seria na altura se se fizesse um upgrade para um destes Z84 a funcionar quase seis vezes mais rápido! :)
2024/04/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Gameboy não era bem o Z80.
ResponderEliminarPois não, já rectifiquei. Obrigado. :)
Eliminar