2024/05/08

EMEL desperdiça 20 mil euros para bloquear app Gira+

A EMEL vai gastar 20 mil euros, não a melhorar a sua app obsoleta, mas simplesmente para tentar bloquear o acesso da app Gira+ não-oficial, que reconhece ter boa adesão por parte da comunidade.

No início do ano falamos da ridícula situação que se passava na EMEL, da empresa ameaçar a app não-oficial Gira+ que tentava apenas dar resposta a uma necessidade dos cidadãos face a uma app oficial antiquada e sem suporte. Passados todos estes meses, em vez de uma evolução positiva, temos um reforço da teimosia obtusa que torna toda a situação ainda mais ridícula.

Em vez de usar o seu dinheiro e recursos no desenvolvimento de uma nova app, a EMEL prefere estourar 20 mil euros apenas e só para bloquear o funcionamento da app Gira+.


Num mundo ideal, em vez de se deitar 20 mil euros para o lixo, talvez alguém se pudesse ter lembrado "a app Gira+ está bem conseguida, e que tal se apoiassemos o projecto, e ficamos com uma app em condições sem gastar um euro?" Mas infelizmente não vivemos num mundo ideal, e algumas das pessoas responsáveis por esta decisão parecem estar mais interessadas em responder a bots p0rn no X.

8 comentários:

  1. Infelizmente, nós (com responsabilidades nas coisas de TI) ainda não estamos a conseguir transmitir à sociedade as mais valias do código aberto e da colaboração que a comunidade pode dar aos serviços públicos portugueses.

    Enquanto as mentalidades de quem manda estiverem combinadas pelas forças do costume (Microsoft, Apple e outras que tais) infelizmente, muitos outros 20.000 euros serão desperdiçados em "mitigações" da treta!
    (Como eles sabem ir ao dicionário pesquisar as palavras mais carotas para atirar areia aos olhos dos contribuintes, não é?)

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o caso da EMEL, mas muitas vezes a "pressão" é colocada pelas empresas subcontratadas por esses serviços públicos para garantir que não perdem o "tacho".

    ResponderEliminar
  3. O problema é que vão apanhar um juiz que não percebe nada disto e ainda lhes dá razão.

    ResponderEliminar
  4. 19.999,99€ dava demasiada bandeira?

    ResponderEliminar
  5. Usava a App de estacionamento da EMEL mas sempre tive problemas com memorizar o user/pass que a maior parte das vezes que abria a app estava a pedir e não deixava guardar.. depois mudei de telemovel para um masi recente e a app passou tambem a deixar de dar o aviso de estacionamento a terminar. Ainda lhes enviei mails com estas informações ao longo de 2 ou 3 anos mas nada mudou. Entretanto um colega disse-me que tinha passado a usar a app da Via verde e realmente funciona bem melhor (pelo menos não tem nenhum dos 2 problemas que sempre tive com a app da EMEL) por isso deixei de usar a app da EMEL para estacionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esqueci-me de referir que com a app da via verde tem também a vantagem de não ser preciso fazer carregamentos, pois usa directamente da conta que está associada à via verde e pode-se usar numa matricula mesmo que não tenha o identificador da via verde no carro, basta adicionar a matricula para passar a constar na app como opção de estacionamento.

      Eliminar
  6. É o velho problema do caranguejo Português ...

    ResponderEliminar
  7. não seria melhor pagar a quem programou a app alternativa do que comprar guerras que á partida caem mal na opinião publica? mas isto sou eu a divagar....

    ResponderEliminar