O sector dos jogos está em tumulto com as mais recentes decisões da Microsoft e Xbox. A Xbox encerrou e reestruturou estúdios como o Arkane Austin (que desenvolveu o Redfall), Alpha Dog Games (Mighty Doom), Roundhouse Studios (integrado no ZeniMax Online Studios), e - o que tem dado mais que falar - o fecho do estúdio Tango Gameworks, criadores do muito bem sucedido Hi-Fi Rush, que venceu diversos prémios, incluindo um Game Award, Game Developers Choice award, e até um BAFTA.
E tudo isto ganhou novas proporções por, apenas um dia após estes encerramentos, o responsável pelos Xbox Game Studios ter vindo dizer que a plataforma precisa de mais "pequenos jogos de sucessos que tragam prestígio e prémios à plataforma" - jogos, precisamente, como o Hi-Fi Rush cujo estúdio acabaram de fechar.
Microsoft says it needs games like #HiFiRush the day after shutting down its studio
— Culture Crave 🍿 (@CultureCrave) May 9, 2024
Xbox Game Studios boss Matt Booty told employees today ‘we need smaller games that gives us prestige and awards’ pic.twitter.com/iTlKgAXYHf
— HazzadorGamin, Dragon of Dojima (@HazzadorGamin) May 9, 2024Há quem diga que isto é meramente a confirmação de que a estratégia Game Pass da Microsoft não está a resultar, impedindo que jogos de sucesso tenham um volume de vendas elevadas (por serem disponibilizados através do serviço de subscrição). E isso levanta muitas questões sobre o que a MS/Xbox irão fazer no futuro. Já há rumores de que vem aí novo aumento de preço do serviço Game Pass - que poderá afastar subscritores - ou de que a MS vai ser mais selectiva com os jogos que lá disponibiliza, podendo não disponibilizar o próximo jogo Call of Duty (que é um dos mais aguardados), a par da ausência de outros jogos sonantes que cativem mais clientes para o serviço.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)