A Lynk & Co apresentou o seu primeiro automóvel eléctrico, o Z10, na Suécia.
O Lynk & Co Z10 utiliza a plataforma SEA do grupo Geely, também usada pela Lotus, Smart, Zeekr, Volvo, etc. O carro aposta em linhas fluídas, que lhe valem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.198 Cd. Com dois motores e arquitectura de 800 V, promete acelerações de 0 a 100 km/h em apenas 3.5 segundos, e autonomias de 800 km. Quando for altura de recarregar, pode recuperar 573 km em apenas 15 minutos num carregador rápido.
No interior temos um ecrã principal central, mas que não dispensa um ecrã para os instrumentos do condutor, complementado por um HUD. Os bancos dianteiros têm ventilação, aquecimento, e função de massagem. E na parte tecnológica, temos um sistema que usa o Qualcomm Snapdragon 8295 e o poderoso Nvidia Orin-X para a parte de assistência à navegação, não faltando LIDAR.
Esta marca comete o mesmo erro que alguns modelos da BYD que exibem orgulhosamente o "Build Your Dreams" na traseira do veículo, com um "Lynk & Co" de grandes dimensões. Esperemos que, tal como a BYD, no futuro possa optar por um mais modesto L&C. De qualquer forma, tendo em conta que se trata de um modelo que, na China, se irá ficar pelos 25 mil euros, esse é um detalhe que se pode desculpar.
Pior mesmo é que há cada vez menos possibilidades destes carros chegarem à Europa com preços competitivos, com a UE a ter decidiu agravar as taxas de importação sobre os automóveis chineses.
2024/06/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)