2024/07/01

Portáteis das escolas sem internet devido ao OpenDNS

Como consequência directa do bloqueio do serviço OpenDNS em Portugal, os computadores das escolas ficaram "sem acesso" à internet.

O DNS é o serviço que permite transformar o nome de um servidor na internet no endereço IP que é utilizado para comunicar com ele. O OpenDNS é um dos serviços mais populares, mas que optou por desactivar o serviço em Portugal e França em resposta à exigência destes países de que bloqueassem mais umas dezenas de sites pirata. E já se começam a fazer os efeitos dessa medida.

Para supostamente penalizar umas poucas centenas ou milhares de pessoas que visitam esses sites pirata - e que continuarão a fazê-lo recorrendo a outros servidores de DNS ou endereços alternativos - o resultado prático é o de fazer com que todas as dezenas de milhares de alunos com computadores das escolas, descobrissem que não podiam aceder a sites na internet, pois esses computadores vêm configurados para usar OpenDNS.
Para rectificar a situação será necessário parar e desactivar o serviço Umbrella_RC, e configurar a ligação para utilizar outro serviço de DNS.

Relembre-se que também os serviços de DNS da Google (8.8.8.8) e da Cloudflare (1.1.1.1) foram obrigados a bloquear estes sites, pelo que poderão ser usados para recuperar o funcionamento normal de acesso à internet, mas ficando sujeitos à mesma lista de bloqueios que levou a OpenDNS a suspender o serviço no nosso país. Poderão experimentar o 9.9.9.9, ou outros.

Note-se ainda que, além dos portáteis das escolas, é provável que ao longo dos próximos dias e semanas se vá descobrindo muito mais coisas que são afectadas pela interrupção do OpenDNS. E caso se tratem de dispositivos IoT ou outros, poderá ser bastante mais complicado reconfigurá-los e recuperar o funcionamento normal.

3 comentários:

  1. Este tipo de correções não devia ser a escola a fazer? No meu caso eu consigo fazer isso nos 3 equipamentos que tenho, mas muitos pais poderão não saber resolver isto.

    ResponderEliminar
  2. O problema afectou tanto os alunos como os professores.

    ResponderEliminar