A SpaceX regressa aos lançamentos bem-sucedidos, com novo lote de satélites Starlink.
Tal como se esperava, a SpaceX não demorou muito a retomar os lançamentos após o incidente que causou a perda do lote Starlink 9-3, quando uma fuga de oxigénio líquido impediu que o segundo estágio atingisse a órbita final. As investigações apontam para que o problema tenha estado na tubagem para um novo sensor nesse circuito, que não é de importância crítica, e que será removido até que a SpaceX esteja confiante de que o problema foi resolvido.
Isso em nada afecta os foguetes em operação, pelo que se esperava que a SpaceX rapidasse regressasse aos lançamentos, e assim foi. Este novo lote de 23 satélites Starlink foi lançado sem incidentes, usando um foguetão Falcon 9 que já tinha feito 16 lançamentos e aterrragens, e que realizou este 17º lançamento sem qualquer incidente, aterrando com sucesso na plataforma flutuante "Just Read the Instructions" no oceano Atlãntico.
Curiosamente, a SpaceX também irá passar as amaragens da cápsula Crew Dragon do oceano Atlãntico para o oceano Pacífico, para minimizar o risco de alguns restos do "lixo espacial" caírem sobre zonas de actividade humana, e também tirando partido das condições meteorológicas tradicionalmente mais amenas do oceano Pacífico face à maior imprevisibilidade do Atlântico.
2024/07/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)