O programador Dmitry Grinberg conseguiu arrancar Linux num processador Intel 4004, um processo que demorou quase 5 dias.
Lançado em 1971, o Intel 4004 foi o primeiro microprocessador comercial do mundo, e é anterior ao Linux em 20 anos. Como esperado, o processo foi incrivelmente lento, demorando 4.76 dias apenas para arrancar. Depois disso, até as tarefas mais simples, como listar os ficheiros de uma pasta, com o comando "ls", demoraram cerca de 16 horas.
Grinberg utilizou um setup personalizado para emular um processador mais avançado, o MIPS R3000, já que o 4004 é demasiado primitivo para correr Linux directamente. Mesmo com este truque, foram necessárias muitas optimizações. O tamanho do kernel do Linux foi condensado para apenas 2.5MB, com isso reduzindo o tempo de arranque de mais de 8 dias para menos de 5 dias.
Durante a demonstração, a máquina baseada no Intel 4004 acabou por arrancar para um prompt básico de Linux, mas os comandos estavam longe de ser instantâneos. Até comandos simples para exibir a versão do kernel ou o tempo de actividade do sistema fariam desesperar qualquer pessoa, demorando mais de 14 horas cada.
Grinberg projectou uma placa personalizada para o 4004 e partilhou esquemas detalhados e uma lista de componentes para quem desejar replicar a experiência, mas alerta que o preço final poderá não ser tão barato quando se pense, já que o preço dos componentes autênticos dos anos 70, há muito obsoletos, superam em muito o preço dos componentes modernos infinitamente mais capazes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fantástico , como é que existem pessoas cm estas ideias e que se dispõem a testar com um trabalho brutal de maça encefálica
ResponderEliminarPelos vistos com muito tempo disponível e mt paciência.
ResponderEliminar