Actualmente, os utilizadores bloqueados no X não podem ver os perfis ou publicações das contas que os bloquearam. No entanto, Musk afirmou que, uma vez que já é possível aceder a publicações de contas que nos bloquearam usando outra conta ou sem fazer login, o X permitirá oficialmente que os bloqueados vejam as publicações públicas.
High time this happened.
— Elon Musk (@elonmusk) September 23, 2024
The block function will block that account from engaging with, but not block seeing, public post.
Esta mudança na política de bloqueio da X está a gerar preocupações, especialmente no que toca ao assédio online, pois pode permitir que utilizadores mal-intencionados acompanhem publicações de quem os bloqueou - embora, tal como tenha sido referido, isso já fosse possível, usando uma conta secundária, ou fazendo logout do serviço.
O X já tinha tentado fazer algo idêntico em 2013 quando ainda era o Twitter, mas foi forçado a recuar na decisão por pressão dos utilizadores. Veremos se desta vez se assistirá a uma repetição do que já aconteceu, ou se Musk optará por ignorar as queixas dos utilizadores.
Por agora, a única opção que resta é passar as publicações para o modo privado, fazendo com que só possam ser vistas pelos seus seguidores.
Falta de respeito pelos próprios utilizadores.
ResponderEliminarBloquear alguém nunca impediu que o bloqueado visse os conteúdos que partilhamos. Bastava entrar com outra conta e pronto. Isso deveria contribuir bastante para haver duplicação de contas.
ResponderEliminarIsso está perfeitamente explícito no artigo.
EliminarSó que, assim, retira-se uma pequena camada de proteção a quem a solicita. O ónus da 'chastice' deveria estar em quem pretende procurar informação e não em quem pretende proteger-se.
Se a funcionalidade já existe, mesmo sendo relativamente fraca, não deveria ser retirada.