2024/10/21

Android obriga apps a usar selecção de fotos do sistema

A Google vai restringir o acesso das apps às fotos e vídeos, obrigando-as a utilizar o sistema de selecção de fotos do sistema.

A Google está a reforçar a privacidade dos utilizadores ao limitar o acesso das apps Android aos ficheiros multimédia. As apps que não tenham justificação para aceder directamente às fotos ou vídeos terão que usar o novo selector de fotos da Google, que permite que os utilizadores escolham precisamente as fotos a que a app terá acesso, e não permitindo que abusem da permissão de acesso total a todas as fotos e vídeos - que só ficará disponível em apps que estejam directamente relacionadas com a gestão ou edição de conteúdos multimédia, como editores de fotos.

Apps que só precisam de aceder à galeria ocasionalmente, como para carregar uma foto de perfil ou uma imagem para uma operação bancária, terão obrigatoriamente que usar o selector de fotos.
O selector de multimédia foi lançado com o Android 13 em 2022 e disponibilizado para versões mais antigas através do Google Play Services, oferecendo uma forma mais segura de controlar o acesso aos ficheiros multimédia. No entanto, muitas apps continuam a utilizar permissões globais para aceder à galeria completa de fotos e vídeos. Agora, os criadores de apps têm que actualizar as suas apps em conformidade, até 31 de Outubro - com possibilidade de pedirem uma extensão do prazo até 22 de Janeiro de 2025.

A partir de 22 de Janeiro de 2025, qualquer app que não cumpra com esta regra será removida da Play Store, o que poderá significar que muitas apps antigas, que não sejam actualizadas há algum tempo, se arrisquem a desaparecer da loja da Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)