Relembrando os riscos de usar as versão beta, diversos utilizadores Android no programa beta do Google Play Services viram-se impedidos de correr apps nos seus dispositivos.
Nos últimos dias, alguns utilizadores de smartphones Pixel encontraram um problema incomum, com uma mensagem de erro a dizer que as apps não podiam ser executadas por falta do Google Play Services, que "não era suportado" no dispositivo. Como o Google Play services suporta várias funcionalidades críticas, este problema tem um efeito em cadeia, impedindo o funcionamento de várias apps. Depois de uma rápida análise, o problema parece estar limitado aos utilizadores que usam o Google Play Services beta, o que demonstra os riscos de aderir aos programas "beta" se não se estiver disposto a enfrentar este tipo de situações.
Este problema afecta tanto os utilizadores da versão estável do Android 15 como os que estão no QPR1 Beta. Nos dispositivos afectados, até apps oficiais como o Gmail e o feed Discover da Google deixam de funcionar, exibindo mensagens como "O Gmail não funciona sem o Google Play services, que não é suportado pelo seu dispositivo". Há também relatórios que mostram que as opções de programador na Play Store estão a gerar um erro relacionado com a API Integrity, indicando que o Google Play services está indisponível ou desactualizado.
Por agora a recomendação para quem quiser recuperar a funcionalidade dos seus smartphones passa por sair do programa beta do Google Play services na Play Store, passando a usar a versão estável mais recente do Google Play services. No caso de nem isso resolver a situação, a opção de recurso final passa por fazer um reset de fábrica - ou aguardar até que a Google trate do assunto com nova versão do Google Play Services beta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)