2024/11/18

Problemas nos telefonemas da Vodafone para a DIGI

Muitos novos clientes da Digi estão a notar problemas nos telefonemas oriundos da Vodafone.

A chegada da DIGI a Portugal veio trazer uma necessária dose saudável de concorrência, com tarifários que têm obrigado os demais operadores nacionais a mexerem-se. Mas o início de operações da DIGI tem também sofrido algumas condicionantes.

Enquanto no serviço de fibra não tenha havido muito a apontar (existe o facto de não se ter um IP público, mas que não afectará a grande maioria dos clientes para uso típico da internet) com as velocidades a cumprirem o 1 Gbps de download e upload prometido, no serviço móvel as coisas têm estado mais complicadas. A Digi, actualmente, ainda não consegue acompanhar as velocidades "5G" dos três grandes operadores, fornecendo velocidades que estarão ao nível do 4G. É algo que certamente a empresa irá melhorar à medida que vai activando mais antenas (e isso é algo que tem continuado a acontecer diariamente), e que poderá dar um salto qualitativo quando puder aproveitar as frequências da Nowo.

Mas, tem existido outro problema que é mais intrigante: os telefonemas iniciado da Vodafone para a DIGI têm sofrido de notórios problemas de qualidade, com falhas que por vezes praticamente inviabilizam a conversa. Falhas essas que não ocorrem com telefonemas iniciados de outras operadoras, nem tão pouco quando a chamada é feita em sentido contrário, da DIGI para a Vodafone.
Ao estilo do que acontece com muitas outras áreas da tecnologia, também nas comunicações móveis existe um complexo labirinto de sistemas que por vezes podem originar incompatibilidades, e resta esperar que este seja apenas um desses casos, que rapidamente possa ser corrigido pelas operadoras envolvidas - e que não haja necessidade de se chegar a um ponto em que tenha que ser alvo de investigação por parte da entidade reguladora.

Quanto a coisas que a Digi poderá fazer do seu lado, seria conveniente que activasse as chamadas VoLTE, para permitir que se continuasse a ter acesso aos dados durante os telefonemas. De resto, há que relembrar que, até ao final do ano, qualquer interessado pode facilmente pedir um cartão Digi e experimentar sem qualquer compromisso, e depois entrar em 2025 com uma decisão devidamente informada e testada.

6 comentários:

  1. Pedir facilmente um cartão!
    Como? Começam por nos pedir um código de acesso permanente que ninguém sabe o que é. Depois não encontramos a nossa rua na base de dados disponibilizada. Se optarmos por escolher uma outra disponível, alertando nas observações que o fizemos, somos brindados no fim com um erro, que ninguém sabe qual é e que somos convidados a aceitar. E daqui não saimos. Assim é complicado.
    Digamos que foi um arranque com muito a desejar. Digamos... mau, mesmo muito mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda a sinceridade quando pedi os meus cartões teste foi algo simples e recebi passado 2 dias por CTT.
      O codigo de acesso permante é caso quem esteja a solicitar o servico seja um contribuinte empresarial.
      Relativamente a morada, ao inserir o codigo postal a morada, o nome da rua ou avenida aparece de imediato.
      So é lamentavel ainda nao terem cobertura fibra nacional pois por mim ja tinha alterado todos os meus serviços do que continuar a ser roubado como ao longo de estes anos por o cartel (MEO/VODAFONE/NOS)
      Tanto é que vemos essa cambada de ladrões a baixar preços e a fazer ofertas iguais e semelhantes a digi atraves das low cost do cartel.
      A atitude demonstra o desespero em recuperar parte da clientela que abandonou o cartel.
      A justificação neste momento das low cost é qualidade, so esquecem que ate a data andaram a enganar, roubar e a enriquecer a custa do povo português

      Eliminar
    2. Como o J. Costa bem referiu, no que respeita á morada, o codigo postal tem de estar correto, e iniciar a introdução da morada sem indicação do tipo de artéria (Rua, Avenida, Praça) devendo comecar a escrever o nome da artéria, assim, se mora na Rua Direita, comece por escrever Direita, com duas ou tres letras introduzidas, aparecerá uma janelinha flutuante com o nome da rua para selecionar, e está feito. Se o seu navegador preencher a morada automaticamente, apague e faça como referi.

      Eliminar
  2. Só posso estar grato pela entrada da DIGI em Portugal.

    Pedi hoje um cartão gratuito com portabilidade de um número familiar e gostei bastante do processo de registo. Esse código de acesso permanente não era um dos campos obrigatórios pelo que deixei em branco e o processo seguiu sem problemas.

    Agora, sobre outro serviço que tem andado pendente aqui pelos meus meandros familiares, liguei para a MEO demonstrando o meu desagrado (fazendo um pouco de batota sugerindo que queria rescindir) e qual não foi o meu espanto ao ter sido presenteado com uma (suposta, digo eu) campanha em vigor que retirou um ano ao prazo de fidelização do contrato em vigor e diminuiu a mensalidade em 5 euros (passa de 20 para 15) em internet móvel 5G ilimitada.

    E quando este período de fidelização terminar (agora ficou a faltar mesmo muito menos tempo) para onde acham que iremos mudar??

    ResponderEliminar
  3. Possivelmente expliquei-me mal na minha observação .
    A dificuldade que encontrei foi a seguinte: Vivo numa localidade a cerca de 5 km da Figueira da Foz. É uma licalidade com alguma extensão e várias ruas, travessas e becos, todos eles com nome. Ora, quando coloco o código postal e o nome da localidade, aparece-me apenas uma única rua, que será decerto a rua com menos casas em toda a povoação. Terá 3 ou 4 casas. Todas as outras ruas não aparecem.
    Ora preenchendo o formulário escolhendo a única rua disponível mas alertando no campo de observações de que a morada correcta é numa outra rua, obtenho um erro. Agora... deixei tudo na mesma, formulário preenchimento com a única rua disponível, apenas apaguei o campo das observações que os alertava para o erro e... pasme-se, consegui pedir o tal cartão.
    Agora, para a entrega do cartão, acredito ser muito difícil encontrarem a minha casa na única rua que eles conhecem. Pedir, afinal até é fácil, agora o resto... Vamos aguardar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive um problema muito semelhante aqui há poucas semanas atrás quando me foi permitido trocar o gás canalizado em casa para gás natural.

      A plataforma da empresa FLOENE encontrava a minha rua através do código postal sem problemas, mas não permitiu colocar o número de porta, uma vez que o número de porta não é constituído apenas por algarismos, mas por uma letra e um algarismo.

      Em pleno século 21, os sistemas que estas empresas empregam (certamente não são inventados por eles mas por prestadores de serviços de geolocalização externos) foram pensados de forma a aceitarem normas que não são universais.

      É ligar para o serviço de apoio a clientes e pedir para falar com um operador (um raro luxo dos tempos modernos).

      As coisas mais simples desta vida começam a ser os verdadeiros impasses para darmos pequenitos passos em situações tão simples como estas.

      Viva o mundo "avançado" da sociedade ocidental dita "avançada" e "civilizada"... Com a ajuda da inteligência artificial, só pode melhorar, não é?

      Eliminar