2025/04/24

Audi lança AUDI E5 para a China

A Audi está a apostar em modelos mais arrojados para competir no mercado chinês, e o novo AUDI E5 Sportback é o modelo de estreia da nova marca - que mantém o mesmo nome.

O Grupo Volkswagen apresentou a sua nova marca de veículos eléctricos exclusiva para o mercado chinês chamada AUDI (a variante que perde os quatro anéis), com o lançamento oficial do seu primeiro modelo - o E5 Sportback - durante o Salão Automóvel de Shangai 2025. Este crossover aposta num design que se destaca da gama tradicional da Audi, com linhas mais futuristas que se pretendem diferenciar dos demais modelos dos fabricantes chineses.
Usando a plataforma "Advanced Digitised Platform", desenvolvida em conjunto pela Audi Alemanha e a SAIC, o E5 está disponível com quatro níveis de potência, desde os 295 cv até aos 776 cv, com versões de tracção traseira ou integral quattro. O modelo mais potente acelera dos 0 aos 97 km/h em apenas 3.4s. Todos os modelos incluem uma bateria de 100 kWh com arquitectura de 800V, permitindo carregamentos ultra-rápidos com cerca de 370 km em 10 minutos.

Segundo a AUDI, a autonomia máxima é de 769 km (padrão CLTC, conhecido por ser bastante optimista). O modelo também inclui direcção às quatro rodas e suspensão pneumática adaptativa, para maior conforto e controlo na condução.
Por dentro, o E5 aposta num design moderno com um enorme ecrã 4K de 27", com chip Snapdragon 8295. Conta ainda com sensores avançados, incluindo LIDAR e câmaras, para alimentar o sistema de assistência à condução, pensado para lidar com cenários urbanos mais complexos. A marca não especificou se terá condução autónoma de Nível 2 ou 3. A AUDI planeia ainda lançar mais dois modelos eléctricos em 2026 e 2027, sendo provável o aparecimento de um SUV e uma berlina.

Embora ainda não tenha revelado preços, será inevitável que tenham que ser competitivos para ter alguma hipótese de sucesso no mercado chinês. E logo de seguida, podemos desde já antever que irão demorar a surgir perguntas dos consumidores europeus: porque não podemos nós ter acesso a estes mesmos modelos ao mesmo preço?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)