O preço da memória RAM DDR5 aumentou mais de quatro vezes nos últimos seis meses.
Os preços da memória RAM continuam a disparar, e novos dados mostram até que ponto a situação se tornou extrema. Uma actualização do índice de preços de memória da 3DCenter com base em lojas alemãs indica que os valores continuam a subir, sem sinais de abrandamento.
A memória DDR5 é, de longe, a mais afectada. Em média, a memória DDR5 para PCs de secretária custa agora cerca de 4.4x vezes mais do que em Julho de 2025, o que corresponde a um aumento de +340%, com um aumento de cerca de 30% só entre Dezembro e Janeiro.
Os kits DDR5 mais básicos estão a registar as maiores subidas percentuais, precisamente por partirem de preços mais baixos. Um kit comum de 2x16GB DDR5-6000 passou de cerca de 75 euros no Verão passado para quase 400 euros em Janeiro, um aumento superior a 420%, tornando até as configurações consideradas "normais" cada vez mais inacessíveis.
As gerações mais antigas também não escapam. Embora a DDR4 e a DDR3 ainda sejam mais baratas em termos absolutos, os seus preços também estão a subir de mês para mês. O índice mostra que ambas já custam, em média, mais do triplo do valor de Julho de 2025, com kits DDR3 a subir mais de 75% e módulos DDR4 a registarem aumentos que, em alguns casos, rondam os 300%. Em resumo, a "RAMpocalypse" já não é apenas um problema da DDR5 e está a afectar todo o mercado de memória para PCs, e a alastrar-se ao restante hardware: com os SSDs e discos rígidos a também registarem aumentos significativos (+79% e +53% respectivamente).
É de esperar que se vejam cada vez mais casos de fraudes na venda de RAM, ou de ladrões a roubarem apenas a memória e deixarem o PC.
2026/01/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)