2025/12/19

Kits de RAM falsos enganam compradores

Começam a aumentar os casos de burlas e fraudes com memória RAM falsa.

Com o preço da memória RAM a subir para valores astronómicos, já se começam a fazer sentir os efeitos secundários - e não apenas no restante hardware.

Têm estado a aumentar os casos de fraude de venda de memória RAM falsa. Num caso, uma pessoa que tinha comprado um kit de memória de 32GB (2x16GB) DDR5-6000 CL40, acabou por descobrir que afinal a caixa continha dois módulos de memória obsoleta DDR2, com um autocolante a replicar o aspecto visual de um módulo de memória moderno. O burlão chegou ao ponto de incluir uma placa metálica adicional, só para fazer peso, de modo a que a embalagem mantivesse um peso idêntico ao do produto legítimo (é provável que a Amazon - que foi onde isto se passou - tenha vários postos de controlo para verificação de peso, para combater potenciais roubos ao longo da sua linha de logística).
O grande sarilho é que, tratando-se de um produto com valor cada vez mais elevado, este cenário nem sempre pode ter resolução simples. Isto porque também se tem que contemplar a eventualidade da tentativa de burla poder estar a ser feita do lado do comprador - que muito facilmente poderia ter recebido um kit de memória legítimo, mas queixar-se de que recebeu memórias falsas para exigir a devolução e reembolso.

Por isso, torna-se recomendável jogar pelo seguro e fazer uma gravação vídeo do processo de abertura da embalagem, que sempre poderá ajudar o que se passou para que se vir nesta ingrata situação. Embora, tendo em conta o crescente acesso às ferramentas de geração de vídeo AI, arrisco-me a dizer que até isso deixará de ter valor muito em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)