2026/01/14

Motherboard DDR3 em alta devido ao custo da memória RAM

O custo absurdo da memória RAM DDR5 está a fazer algumas pessoas a recuperarem motherboards com memória DDR3.

O elevado custo das memórias DDR5 - que estão a ser todas reservadas pelos mega-datacenters AI - está a fazer com que muitos utilizadores olhem não só para sistemas com memórias DDR4, como também para sistemas ainda mais antigos com memórias DDR3 de décadas passadas.

Segundo relatos vindos da China, a dificuldade em encontrar DDR4 e DDR5 a preços razoáveis está a impulsionar um novo interesse por sistemas baseados em DDR3. Um dos principais exemplos é o ressurgimento das plataformas Intel X99, combinadas com processadores Intel Xeon mais antigos. Motherboards adaptadas no mercado chinês permitem usar RAM DDR3 e DDR3 ECC em chipsets X99, originalmente pensados para DDR4, oferecendo configurações quad-channel com até 128 GB - ou 256 GB em modelos de dois sockets - a um custo muito inferior ao de um sistema com RAM moderna (podemos encontrar 16GB de RAM DDR3 por menos de 40 euros - em contrapartida, 16GB de DDR5 podem custar mais de 200 euros).
Os fabricantes indicam que as vendas de motherboards DDR3 estão a crescer rapidamente, em alguns casos duas a três vezes mais. Kits económicos que juntam motherboards DDR3 a CPUs Intel de 6ª a 9ª geração estão a ter boa aceitação, demonstrando a procura por sistemas acessíveis com muita memória, que se tornam no critério mais importante para quem quer fazer processamento AI local.

Outra das soluções que tem ganho popularidade é o uso de adaptadores de memória SODIMM, que permite utilizar os módulos de memória de portáteis nos desktops, já que esses módulos têm tido aumentos mais moderados. Apesar de não oferecerem o melhor desempenho, estas abordagens mostram que se está em tempo de um verdadeiro "regresso ao passado" a nível do hardware.


Parece que vou ter que equacionar a hipótese de fazer mais um upgrade ao meu velho PC que se tem mantido ao longo de mais de uma década - e que foi sofrendo vários upgrades ao longo dos anos, já tendo levado um CPU mais rápido e duplicado a memória RAM para os 24GB. Uma vez que não será recomendável pensar em montar um novo sistema nos próximos anos (e pensar que estava a considerar montar um novo PC em Agosto, mesmo antes dos aumentos!), talvez aproveite e passe para 48GB antes que as memórias DDR3 disparem para preços mais elevados! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)