2026/01/12

X sob fogo por silenciar comunidades de criptomoedas

O X tem sido (ainda mais) um campo de batalha, com duras críticas apontadas a Nikita Bier, director de produto do X, por manipular o que os utilizadores vêem.

Não é segredo que o algoritmo que gere aquilo que se vê no feed personalizado do X tem sido alvo de muitas críticas, variando imensamente ao longo dos dias. O que se tem notado é que, em vez de se ver conteúdos em que se tem intersse demonstrado, o algoritmo frequentemente apresenta conteúdos políticos e polémicos (mesmo que nunca se tenha demonstrado qualquer interesse nesse tipo de conteúdo) que muitos consideram ser total propaganda. E, em vez da transparência anunciada, o director de produto do X descaiu-se com um pequeno detalhe que rapidamente se apressou a eliminar.

Nikita Bier, que não só é director de produto do X como também tem relacção directa com as criptomoedas (é conselheiro do Solana), teve papel activo em silenciar conversas sobre criptomoedas na plataforma - não faltando inúmeros relatos de utilizadores que tinham interesse nesse tópico e que diziam que tinham deixado de ver esse tipo de conteúdos, incluindo de contas que seguiam activamente. Aparentemente frustrado com as muitas queixas e acusações, Nikita acabou por revelar que o X tem um sistema de "créditos de visualização", em que atribui um limite de visibilidade ao que os utilizadores publicam, que se vai gastando ao longo do dia, dizendo que quem fizer muitos comentários se arrisca a que, quando fizer uma publicação, acabe por não ser mostrada a ninguém!
Ora, como se pode imaginar, isto deu origem a novo coro de protestos e críticas, confirmando aquilo que já se suspeitava, de que independentemente de se publicar conteúdos relevantes e se ter milhares de seguidores, se está sujeito a que esse conteúdo não seja mostrado aos seguidores - que, segundo o X, apenas têm capacidade para ver "20 a 30 publicações por dia". Por outro lado, isto é algo que praticamente desincentiva que os utilizadores interajam e comentem no X, sabendo que vão ser penalizados - algo que não ficará muito bem ao director de produto dizer, e que certamente terá contribuído para que eliminasse a publicação.

Ora, é certo que o X continua a disponibilizar um feed daquilo que se segue, mas mesmo esse feed tenta continuamente apresentar os conteúdos "relevantes" em vez de mostrar tudo o que se quer ver. E, num mundo ideal, o feed "for you" do algoritmo, deveria ser capaz de reconhecer os interesses dos utilizadores e apresentar novas coisas que fossem relevantes, como ocasionalmente ia acontecendo.

Agora, está a polémica instaurada, ao ponto do próprio Elon Musk ter prometido que iria disponibilizar o algoritmo do X como open-source num prazo de 7 dias (no dia 17 de Janeiro).
Veremos se, ao contrário de todas as outras promessas que faz, esta conseguirá ser cumprida no prazo previsto - e revelar se/como efectivamente trabalha este sistema de "crédito de visualização", e porque motivo os utilizadores são inundados por propaganda política e não por conteúdos em que realmente têm interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)