2007/11/23

O Início do Fim [HDTV]

Eis que finalmente, tal como eu já vinha dizendo há muito, o futuro da distribuição de conteúdo de Alta-Definição se começa a materializar.

A VUDU, um serviço de "video-on-demand" que até agora apenas disponibilizava conteúdo de qualidade DVD, vai passar a disponibilizar filmes em Alta-Definição, começando com o The Bourne Identity e The Bourne Supremacy.

Infelizmente, e como seria de esperar, os preços são ainda uma verdadeira "chulice", custando cerca de $25 dólares por download (enquanto que o filme HD na Amazon, em disco, custa apenas $20!)
Mas é um passo no bom sentido, e poderá mostrar aos actuais responsáveis que a actual guerra entre os HD-DVD e o Bluray apenas serve para que ambos estejam obsoletos antes que qualquer um deles conquiste uma fatia significante do mercado.

Há anos atrás eu já dizia a alguns amigos: DVDs, Alta Definição? O futuro é não haver centenas de caixas de discos espalhadas pela sala, e vir tudo pela internet.
Naquele tempo chamavam-me maluco, a perspectiva de descarregar 4Gbytes pela internet era uma loucura - impossível! - diziam eles.
Hoje, facilmente se encontram rips dos filmes HD-DVD e Bluray, com 20 e 40Gbytes na net, e que muita gente não se incomoda de sacar...

Com as ligações cada vez mais rápidas, tudo isto será cada vez mais prático, quer para os consumidores como para os produtores.

Tudo o que falta é simples e está nas mãos deles... e só falta haver coragem: preços acessíveis e facilidade de visualização em todos os dispositivos sem restrições. Senão continuarão com uma guerra impossível de ganhar, e afastando todos os potenciais consumidores com medidas inadmissíveis de DRM (que custam milhões de dólares a desenvolver e suportar, não trazendo qualquer vantagem para o consumidor final - muito pelo contrário!).

A única forma de erradicar a pirataria é torná-la irrelevante, baixando os preços e facilitando o consumo:
Porque, se a Microsoft vende o Windows a meia dúzia de tostões na China, e a Paramount e a Warner Brothers também lá vendem os DVDs a $3... não merecemos todos as mesmas condições?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)