2008/01/23

Como Reduzir a Pirataria

Assim é fácil, barato, e poupa milhões.

Em vez de se imporem DRMs estúpidos que apenas servem para hostilizar os consumidores, a própria MPAA (os fanáticos que andam a perseguir todos os que façam download de um filme na internet) admitiu que: MENTIU!

Bem, claro que era bom demais eles dizerem isso, pelo que usaram um sinónimo mais simpático: Enganaram-se, dizem eles.

Num estudo encomendado por eles em 2005, a MPAA (Motion Picture Association of America) anunciou que 44% dos prejuízos causados à indústria eram derivados do download ilegal de filme por estudantes universitários - que por vezes usam as redes de alta velocidade das universidades para esse efeito.

Ora, imeditamente usaram este estudo para iniciar uma "caça às bruxas" pedindo às Universidade que implementassem medidas "hitlerianas" para prevenir todo e qualquer download de conteúdos "protegidos".

Agora, passados 3 anos, vêm dizer que afinal houve um erro no estudo, e que afinal o número será na ordem dos 15%. (devem-se ter enganado numa vírgula... digo eu)

Isto aliado ao facto da maioria dos estudantes (80%) viverem fora das Universidades e usarem as ligações à internet em sua casa para este tipo de downloads, aponta para que as Universidades sejam efectivamente responsáveis por apenas 3% dos prejuízos... um valor bastante diferente do inicialmente publicado.

Com estes novos dados, fica claramente provado que, quaisquer medidas que sejam implementadas nas Universidades, mesmo que sejam eficientes (e admitindo que não prejudicam usos legais) terão um impacto bastante reduzido na Indústria.

Eu só me interrogo, quantos mais erros andarão por aí, em estudos que apontam a Internet como causa de todos os males?...

[AP]

1 comentário: