Numa altura em que a Alta-Definição está na moda, e a distribuição de conteúdos pela Internet tem um papel cada vez mais fundamental, ainda bem que há quem esteja preocupado em tornar mais eficiente a partilha de informação.
Se o P2P tradicional veio revolucionar o método de transferência de ficheiros, permitindo reduzir custos e chegar a milhões de utilizadores sem serem necessários servidores monstruosos, o P4P vem agora acrescentar mais eficiência ao processo.
E sem dúvida que os ISPs vão agradecer.
O novo P4P priveligia as ligações entre peers que se encontrem na mesma área, aumentando as velocidades de transferência e reduzindo os custos ao ISP, que vê as comunicações para fora da sua rede reduzidas drasticamente.
"Poupar dinheiro" - ora aqui está um dos poucos motivos que fará com que os ISPs se interessem por isto!
via [DailyTech]
2008/05/30
P2P Mais Eficiente: P4P
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este conceito é muito interessante sem dúvida mas baseia-se num pressuposto que pode ser muito perigoso: os utilizadores da mesma "região" têm os mesmo interesses ao nível da partilha de ficheiros. O que nem sempre é verdade.
ResponderEliminarIsto é evidente principalmente no mundo da música. O que eu gosto em termos de música, nada tem a ver com o que o meu "vizinho" ("routeristicamente" falando) gosta. E como tal, eu continuo a ter de ir buscar os conteúdos que pretendo ao outro lado do mundo, que é onde está o utilizador que gosta do mesmo tipo de música que eu.
Depende do que considerares "regiao".
ResponderEliminarO conceito é evitar ao máximo os pedidos para fora da rede em que estiveres inserido.
Se - como dizes - será difícil alguem no teu "node" ter pacotes de dados que te façam falta; a nível da tua cidade já será mais provável haver alguém com esses dados; ou então a nível nacional.
No pior dos casos, o sistema recai no modo "P2P" tradicional, fazendo o pedido a um peer estrangeiro, tal como acontece actualmente.
Este método apenas aumenta a eficiência. Se tiveres um peer na tua rede,é mais vantajoso e eficiente trocar dados com ele do que estar a enviar pacotes para um PC no outro lado do mundo.
Isto já acontece um pouco com os sites P2P nacionais, de emules e torrents, que usam filtros para limitar as transferências a peers exclusivamente nacionais.
Este P4P apenas faz com que isso aconteça automaticamente, a nível mundial, dando prioridade aos Peers "mais perto" de ti.