2008/06/18

Mais Android

Numa altura em que muita gente conta os dias até o lançamento do iPhone 3G em Portugal, convém não esquecer que daqui a um ano (ou mesmo antes) o panorama será certamente bastante diferente. E porquê? - perguntam vocês.

Por causa do Android, a tão falada plataforma desenvolvida pelo Google para dispositivos móveis e que, ao contrário do que acontece com o iPhone, é totalmente livre e open-source.

Infelizmente, tudo se encontra ainda em fase de desenvolvimento e dificilmente chegará ao mercado antes de 2009 (no melhor dos casos.)

Em contrapartida, como se trata de um sistema operativo - chamemos-lhe assim - não haverá apenas "um" telemóvel Android, mas sim uma vasta gama de equipamentos, desde modelos com teclados, outros com touchscreen, GPS, acelerómetros, etc.

Muitas aplicações prometem, como o Enkin, que sobrepõe no mundo real informação geográfica (a chamada realidade aumentada/expandida) - o que é preciso é que... saiam cá para fora o mais depressa possível.


Enkin from Enkin on Vimeo.

(Enquanto não sai... e mesmo que seja apenas para durar 1 ano, vai ser difícil resistir a um iPhone... admito.)

via [Hardwarezone e Cnet]

2 comentários:

  1. E o que tem de interessante por ser open source? Vais modificar o SO é?
    A grande vantagem do Android é que as aplicações desenvolvidas são portáveis, não é por teres um SO open source que vais ter alta tecnologia no telemóvel..
    Tanto o Android e o iPhone possuem SDK, portanto eu cá prefiro o ecrã gigante e o multitouch do iPhone.

    ResponderEliminar
  2. As vantagem do Open Source fazem com que - por exemplo - nunca (ou dificilmente) te aconteça aquilo que tem acontecido noutros sistemas fechados: como os Palm, e até mesmo os Symbian da Nokia.

    Por outro lado deixas de estar dependente da "boa-vontade" do fabricante para te implementar uma coisa tão básica como um mero "copy-paste" ou poder funcionar como "modem" 3G ligado a um qualquer PC.

    A portabilidade é importante é certo, mas isso já tens há muitos anos, com as aplicações em Java - que também são portáveis - e vê-se no que deu. Espera-se que no Android as coisas funcionem melhor.

    O tamanho do ecrã do iPhone não é exclusivo da Apple, havendo muitos "smartphones" com mais e melhor resolução - no entanto, a usabilidade e fluidez acaba por ser mais importante que as características técnicas puras - e por isso o iPhone se torna tão apetecível.

    Dito isto: o iPhone - com as suas vantagens e defeitos - é um produto real, disponível neste momento (como quem diz: dia 11 de Julho) enquanto o Android ainda é um "fantasma" - que só será eventual alternativa quando efectivamente sair cá para fora.

    ResponderEliminar