2008/09/06

HTC Touch Diamond e Samsung Omnia

Desde que o iPhone saiu, que várias empresas têm tentando apanhar a "onda" dos interfaces adaptados para uso pelo toque (com touchscreens e multitouch.)

E se durante anos as pessoas não tiveram outro remédio senão aguentar o interface arcaico do Windows Mobile, cujas origens remontam ao pré-histórico Windows CE original, não sendo mais que uma réplica do interface estreado com o Windows 95, agora as coisas são bem diferentes: a palavra de ordem é "esconder" tudo isso e apresentar um interface fácil de usar e... com estilo.

E nesse aspecto, todas as tentativas que têm sido feitas parecem não cumprir os seus objectivos.
Do Samsung Omnia podem ler-se impressões como:
"It's not an iPhone killer, despite previous demos. In fact, it sucks. It has a poorly designed interface, lousy response time, buggy software, and it felt cheap and fat on my hand."
E relativamente ao HTC Touch Diamond:
"(...) despite its handsome TouchFLO 3D software and animated icons like photos that flip from one to the next with a flick of finger, this device failed to disguise the frustrating interface of Windows Mobile

"HTC’s sleek software tries to hide Windows Mobile, but menus from the Microsoft operating system are constantly popping up.

HTC’s email program, for example, is represented by an animated envelope icon (...)
Selecting the animated envelope opens the old, cumbersome Windows Mobile email program."

Não se quer com isto dizer que tudo é mau nos dispositivos "Windows Mobile", tal como nem tudo é perfeito nos iPhones - aliás, o mesmo se pode dizer de quase todos os outros aparelhos, incluindo os Symbian.

No entanto, o sentimento geral é consensual... o problema não é o hardware destes dispositivos mas sim o seu software que tenta a todo o custo colmatar as limitações e idade do seu sistema operativo claramente "obsoleto" em termos das necessidades actuais em termos de funcionalidade e facilidade de operação.
(Como diz o ditado popular: o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.)

O que abre as portas para o "salvador da pátria"... o Google Android, que promete um sistema operativo livre e gratuito concebido de raiz para este propósito e pronto a satisfazer as necessidade actuais e que o futuro próximo poderá exigir.

Não admira que a Microsoft esteja a andar com o Windows 7 a todo o vapor (que sendo modular, poderá facilmente ser adaptado e utilizado numa vasta gama de dispositivos, desde telemóveis a computadores potentes) para não correr o risco de perder a carruagem.

8 comentários:

  1. Estive na Quarta-Feira com os dois HTC - "Touch Diamond" e "Touch Cruise".
    Fruto de uma troca de um modelo avariado que já ia com mais de dois meses para/em reparação lá acabei por testar os dois. Depois de muita ponderação e de vários testemunhos do "vendedor" a escolha recaiu sobre:
    NOKIA N95!
    Tens razão quando falas acerca do vestuto Windows Mobile. A MS anda a fazer os possíveis para acompanhar a progressão do hardware (penso que já li em qualquer lado que irá lançar uma nova versão proximamente) mas de facto nota-se perfeitamente o peso da idade do software nestes dois modelos.
    Não sei como ficará o Symbian agora que passou a 100% Nokia e ao mesmo tempo 100% livre mas espero que entre em (tecnologicamente) altos voos.
    Por outro lado o "Linux" é uma boa alternativa e é apenas por mérito próprio que ocupa a 2ª posição nos SO "móveis". Pior, para os outros, são as previsões de grandes "adivinhos" económicos que vislumbram a hegemonia dos "Linux" num futuro muito próximo - previsões desde 2010 até 2014.
    Penso que o Android, vindo de quem vem, poderá vir a tornar-se na grande estrela mas para isso terá que contar com muitos apoios que neste momento se encontram arredados da trilha do Google.
    Veremos o que isto vai dar. Em todo o caso a MS terá que se esforçar muito mais caso queira manter a 3ª posição que ocupa neste momento (neste segmento como é óbvio...)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/9/08 15:24

    O Android não aparecia agora em setembro?

    Um HTC Diamond com Android! Isso é que era!!!

    ResponderEliminar
  3. Estamos todos à espera do mesmo. :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/9/08 02:10

    Bem, o que falta ao iphone é hardware e o que falta ao dispositivos WM é software de jeito.
    Utilizo e gosto do WM pelo facto de ser amplamente personalizavel, ao meu gosto. Uso e abuso sempre com os dedos, mesmo para a escrita de mensagens.
    Mas o touchflo e o touchwiz, permitem apenas aceder as funcoes basicas do WM, as mais complicadas, tem que se ir pelo WM propriamente dito...

    Sao coisas diferentes. Para mim o iphone e o symbian tem coisas muito basicas, mas por isso mesmo o simples acaba por ser melhor, mas nao para todos...
    Podem falar muito mal do windows, mas toda a gente acaba por utilizar isso ne verdade?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. As minhas críticas aos Windows Mobile não devem ser vistas como "falar mal."

    Eu uso Pocket PCs há bastante tempo, e já trabalhei bastante com Windows CE.

    Por isso é que até me custa - e fico com pena - de ver o quão pouco foi feito para inovar estes sistemas: especialmente no caso do Windows Mobile nos Smartphones.

    Agora parecem baratas tontas a desenvolver "à pressa" o milgroso Windows 7 - fazendo com que eu (e mais gente certamente) se questione: "Então o que andaram a fazer estes anos todos? A 'mamar' à sombra da bananeira enquanto o pessoal tinha que usar o WM por nao ter alternativas?"

    Quanto ao iPhone - que também não é perfeito, obviamente - no dia a dia acaba por funcionar melhor para quem apenas pretender navegar na net e ter acesso ao email (e não considerando as milhares de aplicações disponiveis.)
    Está tudo a um ou dois toques de distância e muito raramente terás que andar a mexer em opções avançadas de configuração (mas mesmo que o faças, está tudo com um interface bastante mais fácil de usar que no WM.)

    Ainda me lembro das dores de cabeça que era conseguir por o meu Pocket PC a ligar-se à net ou sincronizar via bluetooth...
    Era sempre andar a remexer nas "home connection", "work connection", e depois às tantas lá começava a funcionar depois de muitas cabeçadas, muitas vezes sem se perceber bem como... E não posso dizer que tenha grandes saudades dessas coisas. :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/9/08 17:30

    :) Assim visto, tens toda a razão, e toda a gente sabe que a microsoft não conquistou o publico mas sim as empresas que fazem as aplicações, visto que estas é que sempre usaram o SO windows como base para os seus programas. E ainda hoje é assim. Todos os portateis vêm com o Vista e não temos a escolha de poder escolher outro SO. Dai que eles não tivessem evoluido quase nada para ai desde o windows 98 em relação por exemplo a apple em que cada SO que lança é uma lufada de ar fresco para os seus utilizadores.

    Bom, esperemos pelo WM7 e ver realmente que inovaçoes trazem para estes dispositivos WM.

    ResponderEliminar
  7. Olá. Gostei do blog. :)
    Aproveito para acrescentar uma informação sobre o Omnia. Já há jogos com touch screen para este equipamento, na TMN: Block Breaker Deluxe 2, Ferrari World Championship, Midnight Pool 2, New York Nights 2, Platinum Solitaire.
    :)

    ResponderEliminar
  8. @Pipocas

    Obrigado.
    E fica a informação dos jogos para os potenciais interessados. :)

    ResponderEliminar