2009/01/29

Google preocupado com Qualidade dos ISP

Embora muito se fale e diga sobre a Internet Neutrality, que basicamente diz que todo o tráfego é igual e tem o mesmo direito de navegar por toda a rede; o que é certo é que nem todos os fornecedores de acesso à Internet (ISP) se comportam como deviam.

Aliás, há um número crescente de operadores que bloqueiam ou restringem de alguma forma certos tipos de dados, com a desculpa de que sobrecarregam a sua rede e prejudicam o serviço dos restantes utilizadores.
Actualmente, essa desculpa recai principalmente sobre o tráfego bit torrent, um protocolo de transferência de dados P2P que permite eficazmente distribuir enormes quantidades de informação sem necessidade de grandes servidores (pois todos os utilizadores contribuem e partilham os dados entre si.)

Esse pressuposto baseia-se no facto de este tipo de tráfego P2P ser bastante utilizado para transferir conteúdos "ilegais". Mas essa desculpa não pode ser usada, num momento em que cada vez mais serviços *legais* também o utilizam, sendo até apoiado por entidades oficiais que olham para ele como um método viável eeficiente para a distribuição de vídeo na Internet.

A própria CNN utilizou este sistema para conseguir disponibilizar o vídeo da tomada de posse do presidente Obama, quando tradicionalmente isso obrigaria a quantidades monstruosas de servidores e gigantesca largura de banda para enviar vídeo para milhões de utilizadores por todo mundo.


Desse modo, quem estiver ligado à internet através de um operador que bloqueie este tipo de tráfego, está efectivamente a ter uma qualidade de serviço reduzida que o pode impossibilitar de disfrutar da internet que mensalmente lhe é cobrada.

Já vários organismos se têm mostrado preocupados com isto, e desta vez é o "gigante" da Internet, o Google que toma também uma posição ao criar o Measurement Labs.

Este Measurement Labs permite que qualquer utilizador, em qualquer parte do mundo, possa analisar a sua ligação à internet e verificar se o seu operador está a interferir com os seus dados.

Entre eles está um teste que verifica se o ISP está a bloquear os torrents, mas têm muitos outros testes à escolha...

Esta medida é de louvar, e espera-se que traga mais transparência a um mercado onde muitos ISP usam e abusam dos seus serviços, vendendo "gato por lebre" (como se já não bastassem venderem velocidades de acesso que raramente - ou nunca - são atingidas.)

Em vez de tratarem o tráfego P2P como inimigo, seriam bem mais inteligentes se o  usassem a seu favor, apostando no chamado P4P.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)