Como é que querem que levemos as notícias a sério, quando numa primeira página de um jornal nacional deparamos com uma coisa destas:
Ora...então os MP3 causam surdez? Se eu fosse o senhor MP3, seguiria já um processo de difamação contra todas e quaisquer publicações que o dissessem - implícitamente ou não - e seus autores.
Desde quando é que um formato de música pode causar surdez?
Certamente também disseram o mesmo dos walkman e dos discman quando surgiram, mas - preparem-se, pois vou fazer uma revelaçao inacreditável... o que pode causar a surdez não são os MP3, meus senhores... mas sim volume excessivo com que as pessoas ouvem música/barulho/sons!
Isso não é segredo, não é novidade, não é exclusivo dos "mp3" nem de qualquer outro formato/aparelho.
(Preocupo-me muito mais com aquelas irritantes motorizadas que continuo a ver nas nossas estradas a fazer uma chinfrineira que abafa qualquer avião a descolar...)
Mas, enquanto isso, aconselho-vos então a ouvir música em formato OGG, FLAC, ou qualquer outro... já que aparentemente esses continuam a poder ser ouvidos sem causarem problemas auditivos... MP3s é que não! :P
Então estou safo pois uso preferencialmente o AAC... e em tempos walkman e discman...
ResponderEliminarBem visto!
Agora a sério, fica uma dica:
- os iPods e iPhone têm a possibilidade de limitar o nível máximo de reprodução. Na práctica funciona assim: acerta-se um volume máximo (tipo pelos 80% da barra de volume) que o leitor pode reproduzir e depois num daqueles momentos em que queremos ouvir muito mais alto, na verdade não chega a ser nunca o máximo de reprodução do leitor Apple. Esta característica foi desenvolvida pela Apple (há muito tempo) para minimizar esse problema.
Penso que grande parte dos leitores não têm essa capacidade de limitar o nível máximo.
Sim, bem sei... eu, e muitos outros milhões de utilizadores de iPods e demais leitores portáteis de som. No entanto, isso não ficaria bem numa primeira página.
ResponderEliminarO problema é bastante conhecido, muitas marcas foram obrigadas a implementar as medidas de segurança - agora, que culpa têm se há pessoas que *insistem* em ficar surdos?
Adorei o post
ResponderEliminarAcho que tudo o que está escrito, está bem escrito.
Obrigado João. :)
ResponderEliminarVou já apagar os mp3 todos e passar a ouvir waves!
ResponderEliminarEU SABIA QUE HAVIA QUALQUER COISA DE ERRADO! OS MP3 OCUPAM MENOS ESPAÇO DO QUE OS WAVES...MAS A QUE CUSTO?!
QUANTAS MAIS PESSOAS VÃO TER DE SOFRER..QUANTAS?! :o(
Fica já aqui o aviso. Os Mp4 causam surdez e cegueira. Fiquem-se pelos AVI ;)
ResponderEliminarpah mudem-se pra OGGs q sao livres de patentes...
ResponderEliminarpara alem de (aparentemente) n vos deixar surdos, n podem ser processados pela RIAA
ResponderEliminarRegule um volume máximo para o iPod ou iPhone... é o artigo que publiquei onde abordo esta questão e inclui a dica para
minimizar o problema.
eu só ouço waves mono a 22khz e comprimidos com o formato ADPCM da Microsoft, e fica aqui a pergunta, estarei livre desta tragédia surda? ;D
ResponderEliminarClaro que estás livre de ficares surdo. E aqueles concertos com música a 150dB, isso também não faz mal nenhum, porque é som ao vivo, e não mp3.
ResponderEliminar:)