2009/02/04

Gmail ganha Pastas Virtuais com o "Move To"

Esta manhã, muitos de vocês iram reparar que o vosso Gmail está ligeiramente diferente.
A barra superior está agora mais atraente, e com novas funções:

 Ora... isto a mim baralhou-me um bocadito - especialmente ao ver um "move to" e um "labels" lado a lado.

Como todos devem saber, a organização dos emails no Gmail não utiliza o mais tradicional sistema de pastas, mas sim de labels. Goste-se ou não, o uso de labels permite maior versatilidade, pois podemos marcar um email com múltiplas etiquetas (por exemplo: amigos, férias, fotos) coisa que não seria possível se tivessemos que a mover para uma única pasta.

No entanto, há ainda muita gente que prefere o sistema de pastas para organizar as suas coisas, e esta nova barra do Gmail irá agradar-lhes... É que, ao usar uma única label, podemos simular o funcionamento das "pastas".

É aí que entra o novo "move to" que de início me pareceu redundante ao lado do "labels".

Ao fazer-se o "move to", é aplicada um label aos emails seleccionados e - é aqui que está a novidade - faz automaticamente o "archive" do email. Para quem usa labels, passa a ser possível marcar com uma label e arquivar o email num único passo; para quem se der melhor com a analogia das pastas, o resultado é ainda mais fácil de compreender.


De louvar também a inclusão do auto-complete das labels quando usamos estas funções, algo que facilita imensamente a tarefa a todos os que têm dezenas (ou centenas) de labels definidas.


E não se esqueçam que, se tiverem os atalhos pelo teclado activos, podem usar estas novas funcionalidades de forma ainda mais rápida e eficiente, carrgando na tecla "L" para colocar uma label, e o "V" para mover para uma "pasta."

1 comentário: