2009/02/03

Nvidia Ion

Tal como a Intel popularizou a plataforma "Centrino" para os seus portáteis, a Nvidia quer fazer o mesmo com o seu Ion no segmento dos netbooks.

Apesar de praticamente todos os netbooks no mercado usarem os eficientes CPUs Atom da Intel, o chipset utilizado na maioria deles poderá ser considerado bastante antigo e ineficiente - especialmente numa altura em que muitos utilizadores esperam poder ligar o seu netbook a uma TV de alta-definição e ver uns filmes em sua casa ou em casa de amigos.

Já para não falar na necessidade destes pequenos portáteis poderem também correr minimamente bem alguns dos jogos mais recentes - algo praticamente impossível com as placas gráficas integradas nos chipsets 945G da Intel existentes actualmente.

Este Nvidia Ion oferece uma placa gráfica 9400M que oferece prestações bem superiores, tornando possível coisas até aqui impensáveis num netbook, como suporte DX10, aceleração vídeo HD por GPU, áudio 7.1, resolução máxima de 2560x1600, suporte para DDR3, entre outras.

Infelizmente, não há bela sem senão, e por agora - mesmo sendo um chipset eficiente, este Ion parece ser menos poupado que o chipset da Intel, significando menor autonomia (mas ter em atenção que estamos a falar de performances completamente diferentes.) - algo que a Nvidia diz que será melhorado quando este chipset for usado em netbooks de produção, com todas as opções de poupança de energia activadas.

Para uma análise detalhada, dêem um salto ao site PC Perspective.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)