2009/02/04

Internet a 1Terabit

Pensavam que a Internet a 1Gbit era um exagero?

Como alguns bem disseram na altura, disponibilizar velocidades destas ao "público" implica ter uma infraestrutura capaz de suportar todos esses gigabits de informação a navegar de um lado para o outro por todo o planeta.

Algo... que agora é bem mais fácil de fazer com estes novos dispositivos que podem processar informação a 1Tbps!

Para que tenham uma ideia do avanço gigantesco que isto representa, os aparelhos de de-multiplexing utilizados actualmente são apenas capazes de processar informação até 40Gbps.

Estes dispositivos não são vocacionados para uso doméstico, mas sim para interligar os nós de ligação que suportam toda a estrutura que nos permite transferir dados de qualquer parte do mundo. No entanto, este salto para o 1Tbps significa que as tais velocidades "alucinantes" de 1Gbps para os internautas poderão ser fornecidas sem receio de "entupir" a internet.

Por cá... continuamos à espera que a Zon e similares cumpra a promessa tão anunciada (há anos!) dos 100Mbits...velocidades 10,000 vezes inferiores ao que estes novos aparelhos permitirão.

4 comentários:

  1. Anónimo4/2/09 23:48

    Hoje em dia, essa velocidade só se for MESMO para routing! ;o)

    Tanto quanto sei, não há dispositivos que consigam debitar essa quantidade de informação :oP

    Sabes o que estava para aqui a pensar? P2p ;o)

    Será que o p2p funcionaria numa rede com essa velocidade? É que, ou muito me engano ou, os protocolos terão, provavelmente, de ser redefinidos para não criar botlenecks! ;o)

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. O P2P, em particular os torrents, são "escaláveis" para qualquer velocidade, logo... são eficientes a qualquer nível.

    ResponderEliminar
  3. O Luis ja esta a pensar em sacaaarrrrrrrrrrr.

    So quero dizer que não há discos que aguentem com essas velocidades. É melhor comprar uns petas de forma a armazenar tudo em condições.

    ResponderEliminar
  4. @Edgar

    Então não há? Andas desactualizado, pá! :)
    SSDs em Raid 0
    E mesmo sem Raid externo,
    OCZ claims 160MB/s write speed

    ResponderEliminar