Um dos problemas quando se está a considerar utilizar LEDs para iluminação doméstica (como é o meu caso) é: como controlar estes LEDs quando toda a infraestrutura actual está vocacionada para as tradicionais lâmpadas incandescentes.
Veja-se por exemplo, o caso dos dimmers, para controlar a intensidade das lâmpadas. Este tipo de controlo não é compatível com as iluminações LED, nem com a maioria das lâmpadas CFL (embora existam CFL dimmable - e no caso dos LEDs será também uma questão de tempo.)
Mas, para quem não quiser esperar, este LM3445 da National poderá ser bastante interessante.
Este chip permite utilizar LEDs numa instalação normal com dimmers, convertendo o sinal AC num sinal apropriado para os LEDs, sem que estes "pisquem".
Podem ler mais sobre este LM3445 no site da National, ou ver o esquema e PCB da placa de demonstração ou um reference design.
2009/05/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas!
ResponderEliminarEu trabalho na área de iluminação de LED e tenho a informar que já existem dimmers tanto nas próprias lâmpadas de leds de potência a 230V ou com um dimmer próprio ou com transformador em que o próprio transformador o faz com um pulsador.
Só posso dizer uma coisa trabalhar com iluminação LED dá bastante gozo pois é um mundo aberto há imaginação de cada um...
@Tiago,
ResponderEliminarImagino que cada vez mais assim seja, infelizmente as lâmpadas LED que eu tenho visto ainda não trazem nada disso (vindo lá bem explicíto que não devem ser usadas com interruptores electrónicos nem com dimmers.)
Mas, é uma tecnologia que está agora a "democratizar-se" e com estes chips e sistemas de controlo, é de esperar que a curto prazo isso comece a ficar resolvido.