2009/09/17

Noticias do Dia

O DreamScreen da HP, o "chulanço" das Apps, e mais notícias sobre o Google, os torrents, e um receptor de televisão digital terrestre USB miniatura.


HP DreamScreen

Enquanto meio mundo continua a aguardar pelo Tablet milagroso que supostamente nos irá chegar da Apple, eis que a HP começa também a introduzir alguns produtos interessantes. (Algo que não será completamente novidade, pois já têm vários PCs "all-in-one" com touchscreen.)

Mas, este HP DreamScreen é um novo produto... Um misto de computador e moldura de fotos digital, que permite aceder instantaneamente a vários serviços de internet, como o Facebook, Pandora Radio, Snapfish photos, etc. sem necessidade de um computador "a sério."

Este DreamScreen está disponível em duas versões, o DreamScreen 100 com LCD de 10.2" (adequado para ser colocado nas mesas de cabeceira ao lado da cama) e o modelo 130 com ecrã de 13.3" (adequado para uma sala, cozinha, etc.)

Infelizmente estes modelos não têm ainda um touchsreen completo, apenas uns botões touch-sensitive nas margens do ecrã (que só se iluminam quando tocamos nas margens) - mas estes DreamScreen começam a demonstrar a viabilidade de começarmos a ter computadores dedicados para tarefas específicas espalhados por toda a casa.


Navigon quer (mais) $25 pelo dados de Trânsito

Parece que anda tudo atrás da "lotaria"... e quem se lixa são os consumidores.
Este popular software de navegação GPS para iPhone, o Navigon, vem agora pedir aos seus clientes que paguem mais $25 para terem direito às informações de trânsito em tempo real.

Por um lado, percebo que se cobre mais por serviços extra... por outro lado não consigo deixar de pensar que isto nos leva numa direcção onde comprar um programa se torna numa verdadeira aventura... onde estamos sujeitos a ter que pagar mais e mais e mais por cada nova função que os criadores se lembrem de introduzir (em vez de fazer um programa bem feito de raiz.)

Mas, como ninguém nos obriga a comprar nada... a melhor opção é mesmo manter o nosso dinheirinho na carteira.
 

Redfly para o Blakberry

Lembram-se do Redfly? O conceito até é interessante (e provavelmente premonitório do que o futuro nos aguarda) mas a sua implementação deixa ainda muito por desejar.

Trata-se daquele periférico que é basicamente um "netbook" sem cérebro; ou seja, permite expandir as capacidades do vosso smartphone (via bluetooth ou USB) oferecendo-lhe um ecrã e teclado de dimensões superiores. Todo o processamento continua a ser feito pelo vosso telemóvel. E agora está disponível também para os Blackberry.

Ora... se o conceito aprova, tudo o resto parece ficar aquém das expectativas - a começar pelo preço! Por pouco mais podemos comprar um netbook verdadeiro com muitas melhores prestações que o vosso smartphone. Assim sendo... este Redfly perde todo o interesse... É pena.



Microsoft desaprende com a App Store da Apple

Fartos das palhaçadas da App Store? Pensam que a Microsoft Marketplace poderá tornar-se uma alternativa que atraia os consumidores descontentes com tais políticas?
Parece que as coisas não começam muito bem... já que o Marketplace implementa também a capacidade para desinstalar remotamente as Apps nos vossos dispositivos.

Depois da polémica do Kindle, quando a Amazon apagou remotamente o livro 1984 dos dispostivos dos clientes que o tinham comprado, é incompreensível como estas companhias gigantes continuam a insistir no controlo absoluto sob as tradicionais desculpas da "segurança" e outras que tais.

Por um lado até é bom... faz com que os clientes procurem alternativas mais agradáveis. (Android anyone?)


Televisão Digital DVB-T USB

Se querem ver TV digital terrestre (aquela que finalmente também já chegou a Portugal) no vosso computador, basta comprarem um pequeno receptor DVB-T USB.

O picoStick da PCTV Systems oferece-vos essa possibilidade num tamanho super-reduzido semelhante ao de uma vulgar pen USB.

Deverá estar disponível já na próxima semana, na Amazon.uk por cerca de 56 euros.


Google compra ReCaptcha

 Lembram-se do popular serviço reCAPTCHA, que aliava o útil ao desagradável? (Até já aqui tinha falado do seu serviço de esconder emails.)

Pois bem... o ReCaptcha acaba de ser adquirido pelo Google, algo que era mais que esperado.
A diferença entre o serviço do ReCaptcha e os demais captchas incomodativos que surgem em frequentes ocasiões onde há necessidade de se provar que o utilizador de um serviço é humano e não um script automático, é a de que o ReCaptcha utiliza o nosso poder cerebral para interpretar bocados de texto digitalizados que não foram reconhecidos.

Assim... com milhões de pessoas a interpretar bocados de texto é possível obter resultados fiáveis de forma relativamente "simples".

Com o Google interessado em digitalizar milhões de livros... é fácil perceber o seu interesse nesta tecnologia.

Por mim, tudo bem. Desde que me desapareçam os tradicionais captchas do Google que ultimamente têm tido uma tendência muito à Stephen King... Digam-me lá se o seguinte captcha que me apareceu recentemente não vos faz pensar imediatamente em redrum?




BitTorrent aponta armas ao Streaming em directo

Demonstrando que a tecnologia "torrent" tem muito para dar, Bram Cohen - o criador do protocolo BitTorrent que permite transferir grandes quantidades de dados de forma eficiente utilizado técnicas P2P, onde todos os intervenientes ajudam a enviar pedaços de informação - vai adaptá-la para que se torne apropriada para transmissões "em directo".

Tradicionalmente, os torrents são enviados de forma "aleatória", podendo um utilizadore receber alguns dados do meio  do ficheiro, e do fim, antes de ter recebido o seu início.

Ora, numa emissão em directo, as necessidades são bem diferentes.
No entanto, várias outras empresas têm utilizado tecnologia torrent para fazer emissões em directo - a própria CNN utilizou tecnologia torrent para difundir o discurso de inauguração do presidente Obama para todo o mundo.

Bram Cohen diz ser capaz de fazer ainda melhor do que as implementações existentes... O que poderá vir a tornar os torrents ainda mais interessantes para todas as produtoras que assistem à fuga interminável dos espectadores para a internet.

Aqui está mais uma oportunidade para os ISPs e produtores "abraçarem" as novas tecnologias e tornarem-nas ferramentas eficientes para a distribuição de conteúdos... em vez de as perseguirem como se fossem o "fim do mundo".

3 comentários:

  1. HP: computadores dedicados? atao a ideia n era ter dispositivos de input/output brainless e ter td o poder de processamento e storage centralizado numa divisao da casa?

    Market: n eskecer q a Google tem a capacidade de *matar* um device à distancia :\

    Recaptacha: o numero de sites com isto instalado e' de cerca de 100k. vamos la ver o q muda com o Google. para começar so os seus sites e blogger vai fazer disparar este numero.

    ResponderEliminar
  2. Computadores "dedicados" no sentido de estarem optimizados para cada função. Será um misto de "thin-clients" e computadores "totais."

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/7/10 19:28

    O facto de as app stores terem o poder de desinstalar aplicações remotamente tem muito a ver com segurança.

    ResponderEliminar