2009/09/10

Novidades Apple

Ontem foi dia da Apple apresentar algumas novidades. E, sem mais demoras aqui estão elas:

iPod Nano 5G com novas cores e câmara de vídeo


O novo iPod nano ganhou novas cores, mais brilhantes e reluzente... mas, a maior novidade foi mesmo a inclusão de uma câmara de vídeo - entre algumas outras novidades:

  • Video camera (640x480) - sem capacidade para tirar fotos!
  • Microfone e coluna integrados
  • Rádio FM
  • Upload para o YouTube (através do computador)
  • Comando por voz
  • Pedometro com sincronização online para Nike+
  • Gravador de voz
  • LCD 10% maior de 2.2" (anteriormente 2")
O modelo de 8GB custa 139euros, o de 16GB custa 169 euros. (Imagino que 99% das pessoas optem pelo de 16GB, não?)

A câmara de vídeo permite aplicar vários efeitos em tempo real, como preto-e-branco, efeitos psicadélicos, e até uma "visão raio-x".


iPod Touch 


No iPod Touch, as novidades não foram muitas, destacando-se a ausência da câmara de vídeo (que estava prevista mas que suspostamente estava a causar problemas - dizem os rumores.)

Os preços baixaram (o modelo de 8GB custa agora 189 euros) e existe agora um iPod Touch com 32GB (279 eur) e com 64GB (369 euros).

A Apple comercializa agora o iPod Touch como sendo o dispositivo mais barato de acesso à App Store, e também como sendo um autêntico computador de bolso e uma fabulosa máquina de jogos.
(Aos poucos, aos poucos, acho que Sony e Nintendo se vão começar a preocupar bastante com estas coisas... Nenhuma outra "consola portátil" oferece a conveniência de facilmente descarregar um jogo e "já está"!)

A isso não será alheio também o upgrade do hardware nos novos modelos de 32 e 64GB (que deverá ser igual ao do iPhone 3GS) com processador mais rápido e agora com suporte OpenGL|ES v2.0.




Novo iTunes 9
O iTunes parece finalmente começar a ficar menos mau (quem me conhece sabe que eu não engraço com aquilo.) E aqui sim, temos muitas novidades:
  • Integração com Facebook e Twitter
  • o iTunes LP - que disponibiliza albuns virtuais, com imagens, lyrics, informação extra, etc.
  • Gestão das Apps do iPhone (finalmente!) que permite posicioná-las onde queremos
  • Home Sharing - para partilhar conteúdos entre cinco computadores sem chatices
  • Desempenho mais rápido nos PCs Windows






Claro que para terem acesso a muitas destas funcionalidades terão que fazer upgrade aos vossos iPhones e iPods Touch para o OS 3.1 que já está disponível (para quem tem o iPhone unlocked, é aconselhável esperar mais um pouco... :)


Houve ainda mais outras coisas: novos iPod shuffle, e o iPod clássico viu a sua capacidade expandida para 160GB. Mas no essencial... foi isto.

13 comentários:

  1. Os ipods vao sendo melhorados gradualmente, mas o que me impressionou foi a ideia do "LP digital". tudo quanto ameacar as distribuidoras tradicionais de CDs para mim e de aplaudir.

    ResponderEliminar
  2. "acho que Sony e Nintendo se vão começar a preocupar bastante com estas coisas…"

    Sim e não… em parte já se preocupam (a DSi oferece um serviço de downloads e a PSP Go só permitirá jogar por download). Pelo menos por enquanto, o tipo de jogos oferecidos por distribuição digital na AppStore ficam muito aquém dos jogos "completos" existentes para as duas portáteis.

    Mesmo assim, continuo a achar que a distribuição digital não deve ser um substituto para os formatos físicos. Continuo a gostar muito da sensação de saber que um jogo que eu comprei é, de facto, algo que me pertence. Se calhar pelo mesmo motivo que, de vez em quando, ainda compro uns CD's :)

    ResponderEliminar
  3. A Nanocâmera é a grande novidade nos iPods. Não se percebeu por que é que o Touch não ganhou uma. Talvez por ficar bom demais e aí o pessoal já não comprava o iPhone. O iTunes 9 ficou janota, em especial paragerir a partilha "familiar" de apps e gerira sua arrumação (isto para quem tiver o OS 3.1, que não é o meu caso, por enquanto).

    ResponderEliminar
  4. @Telmo

    Mas será uma questão de tempo. O hardware do 3GS permite fazer coisas que ainda nem estão a ser aproveitadas (para compatibilizar com o 3G.)
    :)
    (E não esquecer que mesmo nas consolas dedicadas, são cada vez mais raros os verdadeiros títulos de qualidade... sendo a maioria "lixarada" quase como a que se vê frequentemente na App Store.)

    @Anónimo
    Sim, a gestão das Apps é algo que deveria ter vindo de início - mas mais vale tarde que nunca!

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos, confirmas-me que a versão de 8Gb também tem a possibilidade de correr Open Gl 2.0?

    P.S.: Já tinha feito este comentário, mas desapareceu, passou-se alguma coisa com o post?

    ResponderEliminar
  6. @Open Source Portugal

    Pelo que li até ao momento, tudo indica que todos os novos iPod Touch partilham o mesmo hardware (melhorado.) Mas vou tentar confirmar isso...

    ResponderEliminar
  7. è que pelo que li nas descrições da Apple Store deu-me a ideia que seria só a partir da versão de 16Gb (inclusivé).

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. @Open Source Portugal

    Tens razão, só os novos modelos é que são "melhorados" à semelhança do que que acontece com os iPhones (8GB o 3G "antigo", 16/32GB o 3GS.)

    Post editado para clarificar isso. Thanks. :)

    ResponderEliminar
  9. E quando é que o iTunes permite que eu sincronize a merda do iPhone em pcs diferentes?? É isso o home sharing? Se sim, EXCELENTE! :o)

    E já agora, quais são as features novas do 3.1? :oP

    ResponderEliminar
  10. @Luis
    Não sei se o Home Sharing é isso. Acho que é exactamente o oposto: permitir sincronizar o mesmo conteúdo em 5 dispositivos diferentes.

    (Estilo, compras uma música ou App, e podes usar no iPhone da tua esposa, filhos, etc.)

    Quanto à sincronização em múltiplos computadores, acho que continuamos "a ter que inventar."

    Pelo menos, ainda há pouco quando tive que aceitar os novos termos de serviço da App Store vinha lá um aviso bem explícito que: caso sincronizasse com outro PC, qualquer "ringtone" comprado iria desaparecer! Pfff
    Que palhaçadas do caraças...

    ResponderEliminar
  11. Ah, quanto ao OS 3.1, estou a preparar artigo com as novidades. :)

    ResponderEliminar
  12. O iTunes 9 está espectacular!
    Gostei mesmo desta nova versão...
    (não é provocação Carlos)


    O Home Sharing permite que se possam usar conteúdos de outras library do iTunes (ouvir, copiar, trocar, sincronizar, etc). Mas para isso é necessário que em cada iTunes 9 se faça login sempre com uma mesma conta. É óptimo para dentro de casa se poder ter as mesmas coisas nos iTunes 9 em vários computadores (max até 5). É só para e entre iTunes 9 e não para dispositivos diferentes.

    Eu vejo a funcionalidade com um uso maior a caminhar para uma espécie de Home server de conteúdos. Imaginemos um computador em casa onde se coloca tudo (Mac ou PC) no iTunes 9 e apartir dele os computadores do pai, mãe e filhos, "pescam" aqui que lhes interessa. Depois como cada um tem o seu dispositivo para sincronizar, faz apartir dos conteúdos do seu computador para os iPods e iPhones.

    Obs: ainda batem no ceguinho de usar um iPhone a levar com conteúdos de vários computadores...
    Ele sincroniza e isso pressupõe entre um lado e outro. Não poderia ser entre vários lados não subscritos para o mesmo fim (por exemplo a música).

    A sincronização do iTunes... ao iPhone e iPods (parte 1)
    é o artigo onde abordei esta questão..
    Ele pode ser usado a sincronizar em vários computadores e diferentes iTunes mas só o faz por géneros de sincronização, informação, fotografias, musicas, etc. Cada um a sincronizar géneros distintos.

    Para mim, o iTunes 9 e o iPhone OS 3.1 foram o que de mais atenção me cativou do evento.

    Quanto á gama iPod... parece-me ferida de desequilíbrios e sem ser uma gama progressiva de iPods.
    Até o iPhone sai beliscado desta gama: atão e o radio FM para nós?
    Pagamos muito mais e não merecemos?

    ResponderEliminar
  13. @ArmPauloFerreira

    Não é provocação nenhuma! ;)
    Ainda bem que eles vão melhorando... Mas pareço não ser o único "preocupado" com o rumo do iTunes: tenho visto várias referências à necessiade de um "iTunes Light" que gerisse só a sincronização dos iPod/iPhones.
    Senão, qualquer dia aquilo ainda se torna num sistema operativo completo.
    (Detesto ter que "levar" com o Quicktime por tabela, ou instalar o iTunes - eu só quero arrastar conteúdos de/para o iPhone, actualizar o firmware, e fazer backups! Mais nada!)

    Quanto às beliscadelas... já sabes que é assim que a Apple funciona... irá sempre ter que limitar/introduzir funcionalidades para fazer com que o pessoal deseje ter os novos equipamentos.
    Só fico "lixado" com as limitações "artificais" que impuserem, sabendo-se que o hardware permitiria... mas que eles não deixem (tipo a falta de MMS no iPhone 2G, a falta de vídeo no 3G, etc.)

    ResponderEliminar