2009/11/20

Flash com Aceleração de Video por Hardware

Já vos tinha falada da nova versão do Flash 10.1 que está prestes a sair. Uma das novidades é a aceleração por hardware de vídeo, algo que se torna essencial numa altura em que o YouTube começa a ter vídeos 1080p, para não falar nos tradicionais "arrastanços" do vídeo em Flash que o tornam desesperante em sistemas menos potentes.
(Mesmo em sistemas com CPU potentes, não é incomum notar-se o vídeo com interrupções.)

Mas agora com esta nova versão, que podemos esperar?

Boas notícias, a julgar pela análise feita pelo Anandtech.


No caso de um sistema ION, a taxa de ocupação do CPU a reproduzir vídeo HD 720p no YouTube baixou de 60% para apenas 12%.
Passa assim, finalmente, a ser possível ver vídeos Flash de alta-definição em full-screen em sistemas "fracos."

4 comentários:

  1. Mais uma vez, a malta dos macs e linux fica de fora porque ainda não irá ser no 10.1 que irão suportar a dita aceleração nestes sistemas...

    ResponderEliminar
  2. @Deixa que chegue o Chrome OS para "forçar" o pessoal todo a andar pra frente (se não quiserem ser deixados para trás. :)

    Com aceleração nativa por hardware para vídeo, 3D e outros que tais, não é difícil prever que os "plugins" como o Flash tenham que começar a dar graxa aos utilizadores...

    ResponderEliminar
  3. O ChromiumOS usa HTML5... ou n leste as espeficicaçoes?
    byebye flash :)

    e agora compreendo o pq de eles kerem um novo protocolo de ligaçoes :) as ligaçoes constantes dos PCs :D

    ResponderEliminar
  4. Sim, será esse o futuro... mas como as coisas não são mudam "radicalmente" de um dia para o outro, o Flash ainda é essencial (e continuará a ser por muitos meses, ou até anos) para o dia-a-dia na web.

    ResponderEliminar