2009/11/20

Chrome OS

Finalmente, informações concretas sobre o ansiosamente aguardado Sistema Operativo do Google, o Chrome OS!



Em primeiro lugar, tal como o Chrome deriva do Chromium Open-Source, também o Chrome OS tem a sua origem no Chromium OS.

Antes de mais: para quem quiser brincar um pouco, pode descarregar uma imagem vmdk via torrent deste Chromium OS pronta a usar para experimentar no VMware. (Para que não faz ideia do que isto das máquinas virtuais seja... aqui está um guia detalhado de como pôr o Chrome OS a funcionar.)

Então... que novidades nos traz o Chrome OS?



É aquilo que já se esperava... Tudo na Web, tudo na Cloud. Nunca mais terão que se preocupar com as coisas que têm "no disco" caso o computador avarie. E poderão aceder a tudo em qualquer computador, em qualquer ponto do mundo.

A arquitectura do mesmo é vocacionada para a simplicidade e velocidade:

Muito aproximado do que eu tinha dito na altura, não e? ;)

Quais as vantagens deste sistema? Para começar... a velocidade. Compare-se o processo de arranque normal de um computador com um sistema operativo tradicional, com o fast boot do Chromium OS.



Isto ajuda a perceber um dos motivos pelo qual o Chrome OS não estará disponível para ser instalado em qualquer computador - surgirá apenas em dispositivos concebidos para o efeito, certamente com BIOS optimizadas e com todo o OS numa memória Flash, que lhes permitam arrancar instantâneamente.

Mas não se preocupem, podem sempre brincar com o Chromium, ou simplesmente usar o Chrome Browser no vosso sistema operativo actual, tal como têm feito até agora.


A segurança também não foi descurada, com o sistema a auto-verificar-se a cada arranque, para evitar alterações não autorizadas. (Mas claro que continuarão a existir todas as preocupações relacionadas com os dados que serão mantidos "na cloud"... E a escolha de uma password segura tornar-se-á ainda mais importante - se é que ainda não levam isso a sério.)




Quais as implicações para o futuro?

Embora o Chrome OS possa ser usado em modo "offline", para ver conteúdos (como filmes) em cache, ler os emails recentes e escrever novos, etc; o sistema depende da conectividade constante.
Mas afinal... quantos de nós não nos sentimos já "desligados" e com produtividade altamente reduzida quando estamos sem internet?

Outros dirão que há muitas coisas que nunca poderão ser feitas num browser. Aí, permitam-me discordar... Para dizê-lo de forma rápida e simples: não há nada que não possa ser feito na janela de um browser.
Os tempos dos browser que só permitiam ler texto, ver imagens e vídeos, já lá vai... Com as actuais (e futuras) capacidades do HTML e javascript (para não falar de Flash/Silverlight/outros plugins) não há motivos para se sair do browser.

Programas de edição de imagem, Vídeo, modelação 3D, jogos? Tudo isso e muito mais é possível ser feito dentro de um browser. Claro que não estou a dizer que todos devam abandonar os seus Sistemas Operativos e "saltar" para o Chrome OS - este é apenas mais uma ferramenta que permitirá que netbooks e outros dispositivos comecem a disponibilizar esta experiência de forma rápida e eficiente. A mudança que se faz antever em direcção às Web Apps, essa sim... será a verdadeira revolução, e este Chrome OS apenas vem ajudar a acelerar o processo.

3 comentários:

  1. Daniel Fernandes20/11/09 17:53

    Tiveste alguma problema no Login do Chrome OS? não consigo fazer login. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tens que usar um login de uma conta do google/gmail.

    Se não quiseres estar a usar o teu, cria uma conta nova no gmail, só para testar. :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente Post!

    Tenho que experimentar o O.S no VirtualBox para matar a curiosidade!!!!

    Daqui por muitos anos, se isto pega que vai ser dos fabricantes de componentes para PC como as Nvidia, ás Ati,Seagate...etc

    Isto pode levar uma volta a 360graus!!

    ResponderEliminar