2009/12/11

Cupcake CNC - Impressora 3D

Uma das coisas que me maravilhou no Codebits foi a Cupcake CNC da Makerbot.

Esta impressora 3D é simplesmente fabulosa, e vê-la a funcionar ao vivo é... extraordinário!
Considerando o seu custo reduzido (esta impressora está à venda por $750 USD - em kit) que é uma ínfima fracção de equipamentos semelhantes, facilmente se percebe que este projecto ainda tem muito por onde evoluir. Por exemplo, a sua precisão está a ser melhorada continuamente (na versão demonstrada, com controladores com microstepping, podemos atingir 0.3mm); e a cabeça de extrusão do plástico pode ser substituída por outras, podendo até imprimir... em chocolate. :)

Não menos impressionante é a possibiliade de imprimirmos peças para a própria impressora - eventualmente, com o avanço deste tipo de tecnologia, chegaremos ao ponto de podermos imprimir todas as peças necessárias para replicar esta impressora; mas por agora estamos limitados à impressão das peças mecânicas.

Não se pense que isso é uma limitação; muito pelo contrário... a capacidade de imprimir objectos sólidos abre todo um novo horizonte. Na maior parte das vezes nem nos damos conta das infinitas maneiras em que podemos usar um equipamento deste tipo.

Um caso prático: um participante tinha acabado de montar um pequeno kit electrónico. Em poucos minutos pode imprimir uma caixa "feita à medida" para o seu aparelho.

Alguma vez partiram uma tampa de um qualquer telecomando ou telemóvel? Nada vos impediria de imprimir uma nova, uma réplica perfeita ou personalizada a vosso gosto - as possibilidades são infinitas.

Outra coisa que me surpreendeu foi ver a impressora a imprimir "no ar" - ou seja, a tapar um buraco sobre o vazio (coisa que podem ver na parte final do seguinte vídeo.)



Estas impressoras irão revolucionar o mundo; disso não tenho qualquer dúvida: não é uma questão de "se" mas sim de "quando"!

A possibilidade de imprimirmos objectos irá obrigar a uma nova forma de pensar as coisas. Lembram-se das vezes em que desejavam ter uma qualquer peça, para um qualquer objectivo? Desde um pequeno brinquedo a uma peça de Legos que vos faltava para acabar um modelo, de um anel ou bijtueria a um artigo para o vosso lar; ou até - quem sabe - que tal um suporte para colocarem o vosso telemóvel no vosso veículo?
As possibilidades são mesmo infinitas, e a partilha digital passará a ter um papel bem mais palpável no mundo em que vivemos.

[Update]
Para quem estiver interessado em adquirir uma destas impressoras, ou simplesmente ver uma ao vivo, recomendo que visitem o "laboratório" Hackerspace mais perto da sua área de residência. Como o AltLab em Lisboa, XDA em Coimbra, Hacklaviva e LCD no Porto. Aí encontraram outras pessoas que vos poderão ajudar em todos os aspectos da encomenda e montagem deste brinquedo fabuloso.


[Actualização] Se pensam que este impressora 3D é boa, espreitem a nova Thing-O-Matic!

11 comentários:

  1. Estou parvo com o preço. 750 dolares... WOW.

    Mas e para o scanner 3D? Tens noção dos preços?

    Vamos mandar vir duas que tem desconto de quantidade :)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo impressionante, e dá vontade de comprar uma.

    Para quem estiver interessado recomendo contactar o "laboratório" Hackerspace mais perto da sua área de residência. (Actualizei também no post)

    ResponderEliminar
  3. Carlos ei-te levar um dia deste às novas instalaçoes do LCD.
    um bom dia é a terça e à kinta

    ResponderEliminar
  4. ahhh eu ja tinha um video dela a funkar no meu blog:
    http://p.bugabundo.net/tag/lcd

    ResponderEliminar
  5. Então "pega" lá nisto:
    -http://fab.cba.mit.edu/classes/MIT/863.09/people/jonathan/index2.html

    @braço.

    ResponderEliminar
  6. João Sousa11/12/09 17:41

    Já imagino exércitos de robots com este equipamento, capazes de se auto-repararem e multiplicarem conforme necessário. Skynet?

    ResponderEliminar
  7. @João
    Enquanto forem feitos de plástico ainda não estamos mal... Quando começarmos a ter impressoras 3D que imprimam metal e titânio... aí é que é preciso começar a ter cuidado. :)

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ouvido falar mas n tenho grandes informações.. Parece-me engraçado mas certamente que as peças dai provenientes só poderão ser usadas como elementos decorativos. As peças não deverão ter boa resistencia mecânica por causa do métodode de fabricação.. E não conseguirás fazer peças LEGO.. :-P

    ResponderEliminar
  9. @Filipe

    A resistência das peças é bastante boa. Eu também pensava que pudessem ser "frágeis" - mas depois de pegar nalgumas das rodas dentadas sólidas que sairam dela, fiquei logo com outra impressão. :)

    Claro que tudo dependerá da estrutura da peça... mas mesmo peças com "paredes finas" davam boa sensação de solidez.

    ResponderEliminar
  10. ONDE ENCONTRO ESTA IMPRESSORA PARA VENDER ?

    ResponderEliminar
  11. O link no artigo direcciona para a venda dos componentes da impressora.

    ResponderEliminar