2009/12/02

Noticias do Dia

Videochamadas no iPhone, ecrãs negros no Windows, Droid a vender que nem castanhas quentes, a net contabilizada no país do tráfego ilimitado, e máquinas virtuais que agora podem andar a passear de um lado para o outro sem chatices.

Video Streaming no iPhone aprovado pelo próprio Steve Jobs

Mais um episódio da App Store, que desta vez é diferente por ter tido um desfecho feliz - por intervenção do próprio Steve Jobs.

A App Knocking Live Video permite fazer streaming em directo de um iPhone para outro, ao estilo video-chamada, e - como seria de esperar - foi prontamente recusada pelo processo de aprovação da App Store.


No entanto, em vez de desistir, o criador da App apelou ao próprio Steve Jobs e... milagrosamente este acedeu ao seu pedido e aprovou-lhe a App.
Resta saber se este continuará a ser um caso isolado, ou se a App Store começa finalmente a abrir as portas a que novas funcionalidades utilizando as API "secretas" do iPhone sejam permitidas.
(Relembro que o Qik, o popular serviço de streaming de vídeo em directo só foi aprovado no iPhone na sua versão "limitada", que apenas faz uploads e não o straming em directo - como faz na sua versão oficial para iPhones com jailbreak; será que agora o poderá fazer também nos iPhones oficiais?)
E o próprio Fring começa também a "brincar" com as videochamadas.



Windows com "Black Screen of Death"?


Como se não bastasse o Blue Screen of Death no Windows, há relatos que agora as preocupações se viram para um black screen of death que seria causado por um update da Microsoft.
Não que faça muita diferença, "blue/black" resulta sempre no mítico BSoD. :)
No entanto a Microsoft já veio dizer que este problema não é culpa sua e que tem afectado apenas um número bastante reduzido de utilizadores - e não os "milhões" que se anunciavam - o que parece ser efectivamente o caso.


Comcast com contador de tráfego de Internet 

Lembram-se do tempo do acesso à Internet com limites - e ainda mais surreal, com o tráfego diferenciado conforme fosse nacional ou internacional? Numa altura em que por cá essa pré-história começa a ficar esquecida, no outro lado do Atlântico, no país onde os acessos sempre foram ilimitados, a Comcast começou a implementar aquilo que por cá era normal: acesso à internet com limites.
Depois de terem sido duramente criticados por isso, a Comcast definiu um limite de 250GB mensais para os seus utilizadores: mas só agora disponibilizou uma ferramenta que permite aos seus utilizadores verificarem o seu volume de tráfego.
... Não me surpreenderia se por cá as coisas voltassem a ser desta forma... e por outro lado, acho preferível haverem limites bem definidos, do que anunciarem "acesso ilimitado" mas com limites secretos que ninguém conhece.


Android Droid aproxima-se do Milhão de Unidades Vendidas


Os Android estão de parabéns e começam -finalmente- a chegar ao mercado em quantidades apreciáveis. O recém lançado Droid da Motorola aproxima-se já do milhão de unidades vendidas.
E com um "enchente" de novos modelos anunciados para os próximos tempos, é de prever que o Android ganhe um peso "interessante" no ano de 2010.


VirtualBox com novos truques

Trabalhar com computadores virtuais torna-se cada vez mais comum (e atractivo) com o potente hardware existente nas nossas máquinas. E agora com a mais recente versão do VirtualBox da Sun, temos acesso a uma funcionalidade deveras interessante: a capacidade de transferir uma máquina virtual, a funcionar, entre computadores a correr sistemas operativos diferentes.

Ou seja, podem ter a vossa máquina a ser executada num computador Intel a correr Windows, e transferi-la de forma completamente transparente e sem interrupções, para um computador AMD a correr Linux.

Para aplicações em que o tempo "offline" seja crítico... são boas notícias.

4 comentários:

  1. Imagino que o video streaming só funciona no iPhone 3GS. Ainda irei testar o Fring a ver se há hipóteses ou não...

    O VirtualBox para mim seria muito útil no Mac se desse para usar o Windows que está instalado no Boot Camp. Era interessante descobrir como se poderia fazer uma imagem do Windows que lá está instalado e a meter a funcionar no VirtualBox.

    ResponderEliminar
  2. João Sousa2/12/09 16:11

    Antes de começar a escrever, eu era capaz de jurar que sim, que ele vai buscar o BootCamp. Contudo, como nos últimos dois dias li textos sobre os três principais virtualizadores, posso estar a confundir. A verdade é que fiz uma busca rápida na Internet e não encontrei provas.

    ResponderEliminar
  3. O VirtualBox distinguia-se das outras ofertas de virtualização para OS X por não fazer uso do Windows instalado no BootCamp. É assim que tenho o Windows Vista Business no iMac do trabalho (quase exclusivamente para o nojo do CorelDraw X3). Como ter de deixar o OS X para apenas fazer umas conversões no Vista, decidi na altura meter ao barulho o VirtualBox, que tenho instalado mas que nunca o configurei e usei de verdade porque ele não faz uso da instalação de Windows que já tinha a rolar. Como não me quis estar a chatear em ter de registar o Vista de novo na Microsoft, nunca o cheguei a usar virtualizado.
    Na verdade apenas desejava ter um acesso rápido do windows que está no BootCamp. O VirtualBox não serve para isso. Tem de se fazer uma instalação nova do Windows numa máquina virtual do VBox... ora tanta chatice com Windows... tenho mais que fazer. De longe a longe arranco o iMac no Vista e faço tudo numa pressa para voltar ao OS X...

    Aqui o artigo do Carlos Martins dá a entender qualquer coisa mas não me parece que tenha sido desta que o VirtualBox tem alguma vantagem perante os outros sobre esta situação.
    O melhor que tem é ser gratuito.

    ResponderEliminar
  4. João Sousa4/12/09 23:31

    Não, por aquilo que eu vi, o VirtualBox não vai buscar a partição Boot Camp.

    ResponderEliminar