Já se conhecia praticamente tudo sobre este novo telemóvel Android Google Nexus One, mas a sua apresentação oficial decorreu ontem - e muitos esperavam que alguma novidade revolucionária fosse apresentada à última hora para encantar todos os presentes.
Uma vez que o hardware era já conhecido, vou falar-vos sobre o resto.
A principal novidade é que o Nexus One será o primeiro de uma série de dispositivos a ser comercializado directamente pelo Google na sua nova loja online: google.com/phone
Uma loja que infelizmente ainda não está disponível para o nosso país, mas que nos prometem estar "para breve".
O facto destes novos superphones (como o Google os quer chamar) serem comercializados directamente pelo Google levanta algumas questões: conhecendo-se a "aversão" que o Google tem a lidar directamente com os seus clientes finais, como serão as relações "comerciais"? No caso de avarias/reclamações a quem poderemos dirigir-nos?
Suspeito que o Google nos "encaminhe" para as operadoras, ou em último caso para o fabricante (a HTC no caso deste Nexus One, mas que no futuro será alargado a outras marcas e modelos: Motorola, etc.) - mas será algo a descobrir no futuro.
Relativamente ao software, a nova versão do Android disponibilizada neste Nexus One tem alguns melhoramentos interessantes: todos os campos de texto podem receber texto falado (o reconhecimento de voz parece ser feito remotamente nos servidores do Google.) Há também pequenos toques "3D" um pouco por todo o lado, que podem não ser "essenciais" mas serão "simpáticos." (E também vai suportar Flash, ao contrário de outro dispositivo com uma "maçã" como marca. :)
Esta nova versão do Android será disponibilizada nos próximos dias, para que possa (eventualmente) ser utilizada pelos dispositivos já existentes: vamos lá ver se as marcas se dão a esse trabalho, ou se deixam os actuais clientes com as "versões antigas".
Estranhamente, uma das maiores críticas ao Android continua por resolver: a impossibilidade de instalar Apps nos cartões de memória. Isso faz com que, dos 4GB de memória disponível no Nexus One, apenas 190MB estejam disponíveis para instalar Apps!
Mas, isto não é um problema do Nexus, mas sim do "Android"... e acredita-se que seja uma questão de tempo até que isso seja resolvido.
Em conclusão: este dispositivo mostra a evolução que o Android tem tido. É um bom marco que sinaliza tudo o que está para vir, com melhores dispositivos, e com uma plataforma que se tornará cada vez mais madura e atractiva. É mais um passo (e não um "salto" como muitos esperavam) que vai estabelecendo o Android como sistema capaz de atrair o consumidor final que procura - não um telemóvel - mas sim um verdadeiro computador de bolso.
Nos EUA, este Nexus One será interessante noutro aspecto que não pode ser descurado: o custo. Embora o seu preço inicial não esteja longe dos concorrentes, o seu custo de utilização ao longo de dois anos de contrato torna-o bastante atractivo face ao iPhone e até ao próprio "irmão" e anterior menino bonito do Android, o Motorola Droid.
Para sabermos se o mesmo acontecerá por cá, temos que esperar que a loja abra no nosso país, para ficarmos a conhecer preços dos equipamentos e (mais importante) das mensalidades.
[Actualização: Preços!]
Segundo o Diário Económico, os preços do Nexus One na Vodafone para Portugal serão:
- 199 euros com contrato de 2 anos
- 450 euros sem contrato
Muito bom o texto. Com o passar dos dias vão-se sistematizando as opiniões . Já li algumas muito positivas e outras nem por isso. Um factor a considerar, além do preço é de facto saber como se resolve a questão das avarias - compro um Nexus One, desbloqueado, pela internet, vou a um operador e faço um contrato de tráfego de voz e dados - duvido que possa ir bater à porta do operador em caso de avaria. A HTC tem cá representante ?
ResponderEliminarÉ essa a pergunta que coloquei no texto... São coisas que têm que ficar esclarecidas, senão... vamos ter pessoas a atirar Nexus One às janelas das instalações do Google! :)
ResponderEliminarPenso que segundo a legislação portuguesa, o revendedor final, neste caso a vodafone, não é obrigado a fornecer assistência, sendo o fabricante obrigado a fornecer assistência durante dois anos para problemas não resultantes de uso normal do produto.
ResponderEliminarNeste caso, como a vodafone oferece "assistência" na loja, reencaminhará, em princípio, o telefone para o fabricante, como acontece em qualquer vobis ou fnac, falando agora de computadores.
Para quem compra online, um contacto directo com o fabricante, contra apresentação de factura datada, será o necessário para combinar o método de entrega do aparelho para reparação.
Gosto deste, mas acho que estou mais inclinada para o X10 :)
ResponderEliminarNa apresentação foi dito:
ResponderEliminar10:59AM - Andy Rubin just said that in future versions of Android, app storage can be done on external storage (i.e. SD), but not in 2.1.
O X10 é uma grande maquina, sem duvida, muito bonito, mas o facto de ser WM deixa muito a desejar, já tive com ele na mão e não tem a fluidez de navegação do iphone, agora quero é experimentar um com android que ainda não tive oportunidade... até os telemóveis com os linux são mais rápidos que com WM, ou então tive muito azar quando experimentei aparelhos com os WM :P
ResponderEliminarSó quero fazer um pequeno aparte :) Daqueles muito engraçados ;)
ResponderEliminarQuando dizemos nos comentários que os Nokia têm flash e o iphone não, ah e tal e vêm todos dizer que não é preciso para nada o flash.
Agora dizes que o nexus tem e o iphone não como se fosse uma vantagem. Só não percebo porque na Nokia não pode ser uma vantagem e nos outros pode ser :S
:D
O suporte é dado pela HTC, isso está no Q&A de ontem.
ResponderEliminarQt ao espaço das apps, axo q tao a exagerar no prob.
o meu magic com 288 de ROM, tem 60 ou 90MBs pra apps, e eu a usar App2SD tenho apenas 20MBs delas
# du -chs /system/sd/app
21.7M /system/sd/app
# ls -1 /system/sd/app/ | wc 62
com 62 apps... bah n xateiem mais a cabeça com isso
@Base o X10 corre Android, n WinMo
ResponderEliminarSó um à parte. O iPhone não tem flash porque a Apple não quer - apesar de a Adobe se ter prontificado para fazer o necessário desenvolvimento. Ninguém sabe ao certo porquê.
ResponderEliminar@Base Também já estive com um X10 na mão e o que ves que é pouco fluido é o interface criado pela SE (rachel UI) e não o android em si.
ResponderEliminarE sim, em relação às apps no cartão SD, é possível nas ROMs com Root. É pena ainda não haver oficialmente essa opção.
Carlos,
ResponderEliminarPorque insistes em converter dollars para euros?? :o)
Já não estás farto de saber que, quando as coisas chegam a Portugal, a conversão é 1 dollar = 1 euro que te fodes?! ;o)
Hugz,
Luis
Quanto ao Flash, eu não o disse como sendo "vantagem" ou "desvantagem", apenas disse que irá suportar e pronto. É apenas para informar quem achar isso importante (ou não)! :)
ResponderEliminarPessoalmente, não me tem feito falta nenhuma - mas não sou "fanático" ao ponto de dizer que lá por o iPhone não suportar, deixa de fazer sentido. :)
Apenas acho que, a suportar, então que suporte de forma utilizável. Os flash que vi a correr nalguns Nokia (incluindo aparelhos MID, tipo o N800) não me convenceram. Funcionavam... mas de forma praticamente inutilizável (muito lentamente.)
Quanto às Apps no SD, é certo que há formas de fazer isso - tal como há formas de "fazer tudo e mais alguma coisa num iPhone jailbreaked" - mas é preciso é que isso possa ser feito "oficialmente" e de forma simples por qualquer utilizador, sem tenha que perceber de "roots", "linuxs" ou afins.
(Tal como os updates para os Android que já por aí andam no mercado - quero ver se este 2.1 sairá de forma oficial, ou se vão deixar os actuais utilizadores por sua conta.)
Quer se queira quer não, mesmo com todos os pontos negativos que possam ter, nesse aspecto a Apple tem sido exclente ao lançar as suas actualizações para todos os iPhones; o que dá sempre algum "descanso" aos seus clientes.
Será bom que isso aconteça também com os fabricantes que optam pelo Android.
@Luis
ResponderEliminarAquilo são preços supostamente dados pela própria Vodafone cá para Portugal... Já que nas conversões é mesmo assim como dizes. ;)
Não vejo nada de estranho de o preço na Vodafone ser €450. Conforme me explicaram converte-se para euros o preço nos Estados Unidos sem impostos e soma-se 20% para o IVA. Dá €442.
ResponderEliminar... O preço a pronto no Estados Unidos são 530 dólares, sem impostos.
ResponderEliminarPois é @Base, não podes ter tido o X10 na mão pois ainda não está à venda em Portugal :P
ResponderEliminarE o sistema operativo é Android :)
Pessoal, é fato que o o iPhone é ótimo, o Nexus parece que tá chegando pra arrebentar, mais não comparem o X10 com nenhum outro, já tive, da problema, o fabricante não resolvia problemas como: desligar sozinho, travar, etc...
ResponderEliminarapesar de ter uma configuração mto atrativa pra quem gosta de esquecer da vida na frente de tantos atrativos, mais dá problema, foi substituido depois de 30 dias de assistência, mais o novo deu os mesmos problemas, a câmera travava a imagem e tive que entrar na justiça pra reaver meu dinheiro, e com advogado, pois nem o PROCON conseguiu resolver meu problema!!!
fica aqui minha dica, se vc tem algum interesse por aparelhos do fabricante desse aparelho aí, esqueça! ah e depois disso, acabei sem querer tendo contato com um dos técnicos do fabricante que disse que realmente não é o que pensam, pois dois fabricantes se uniram, mais a tecnologia é apenas do segundo "E" e que o "S" fica mais com a parte de designer e propaganda!!!
atualmente tenho um Nokia que não me dá problemas, apesar de de vez enquando dá uma travada, mais nada além disso, eu o uso bastante e instalo mtas coisas, acredito que seje mais por causa disso e estou pesquisando um Nexus One mto em breve, pq quem curte garanto que ele é mto atrativo!!!
Ps: se alguém tiver opinião sobre o HTC HD2 gostaria de opnião, pois to na dúvida por causa da tela de 4.3", mais o Nexus me atrai pelo android
e pra quem tem medo dos HTC's tem uma assistência no Brasil http://www.pda-on.com/