2010/01/07

Noticias do Dia

Hoje é tempo de falar das novidades que a Microsoft apresentou na CES, de mais rumores sobre o Tablet da Apple, e mais ainda...

Microsoft na CES


A apresentação de Steve Balmer na CES não trouxe grandes novidades. Continua a campanha de marketing "Windows 7 - o mais vendido de sempre" que já se tinha ouvido no Vista, o novo MediaRoom 2.0 (que poderá trazer novidades aos clientes MEO) e a principal notícia terá sido, talvez, a já esperada confirmação de lançamento do "Natal" para este ano.

O esperado tablet da Microsoft não foi bem o que se esperava... Tratou-se apenas de um Slate PC da HP que deverá ser lançado também durante este ano. A principal questão continua: mais que o hardware, será o software que fará a diferença... e este HP Slate utiliza o Windows 7, que embora tenha vindo a evoluir neste aspecto.... não será propriamente o que as pessoas gostariam de ver.




Apple iTablet


Assim sendo, o anúncio do tablet secreto da Apple agendado para o fim do mês continua a estar na ordem do dia, com mais informação a ser gradualmente descoberta (e que muitos acreditam ter origem na própria Apple.)
As informações apontam para que o produto seja apresentado este mês mas só seja comercializado em Março, e com preços próximos dos $1000 USD (que poderá incluir já o acesso a um serviço Wireless.)

No campo do hardware, parece que a Intel irá ficar de fora do negócio, com a Apple a preferir utilizar um CPU que será feito pela PA Semi, uma companhia que adquiriu há dois anos.

Há também rumores que dizem que o interface poderá ter a uma curva de aprendizagem algo "complicada". Algo que poderá ser também pura "desinformação" já que, o que se espera, é que seja algo facilmente utilizável - tal como sucedeu com o iPhone - e não me parece que a Apple se fosse arriscar nesse sentido.

Já as análises aos eventuais custos de fabrico... ahemm...


TVs mais Inteligentes


Tal como venho a dizer há bastante tempo, as TVs vão finalmente começando a transformar-se em "computadores". Nos novos modelos podemos começar a encontrar serviços como o Skype, Twitter, e os mais variados widgets.

Nos próximos anos isto tornar-se-á cada vez mais comum (tal como o teletexto se vulgarizou) e deixará de ser necessário sair da sala para ir ligar o computador sempre que se queira aceder à internet (ou ter um computador media center dedicado.)


Portátil Samsung com ecra OLED transparente



Daqui por uns anos poderá ser normal, mas por agora ainda é algo que chama a atenção. Este protótipo da Samsung mostra um portátil equipado com um ecrã OLED de 14"... transparente. :)



Já consigo antever o dia em que as nossas janelas, para além de servirem também como painéis solares, servirão também de ecrã - como vemos actualmente em filmes de ficção. :)

6 comentários:

  1. João Sousa7/1/10 12:23

    Ah, sim, eu também estou ansioso por que as minhas janelas funcionem como um ecrã, principalmente sendo a transparência em ambos os sentidos como neste Samsung: assim posso partilhar a minha colecção de pornografia com o resto do mundo. ;-)

    Agora falando de coisas sérias: a bem da Apple. espero que o tal tablet, em se materializando, seja algo de mesmo muito extraordinário. É que se as acções da Google têm vindo a descer de forma bastante suave depois da apresentação do seu telefone, e é inegável que este se trata de uma máquina bastante competente, qualquer desilusão em relação aos produtos da Apple, da qual se espera sempre uma sensação orgásmica ao conhecer novos produtos, tem um efeito bastante maior. E com a expectativa surreal que tem rodeado este aparelho, uma desilusão significará um autêntico crash.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/1/10 13:09

    Os rumores para 27 de Janeiro da Apple:
    - o iTablet/iSlate de 10 ou 11". É mais que certo. Bem magicada a idesinformação de que tem uma curva de aprendizagem difícil.
    - um iPhone 3GS de 8 GB, mais barato, para fazer concorrência ao Nexus One
    - o OS 4.0 para iPhone e iTablet
    - o SDK, de desenvolvimento de software, para o iTablet.
    Quando fizerem contas aos $1000 lembrem-se que são sem impostos.

    ResponderEliminar
  3. @joao aonde 'e q viste as acçoes do GOOG cair??
    http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:GOOG
    bem pelo contrario, sempre a subir desde à um ano

    ResponderEliminar
  4. @BUGabundo

    Não olhaste para o gráfico que tu próprio enviaste?
    Desde o dia do anúncio do Nexus One, desceu! :P
    Uma descida ligeira, mas que demonstra que o ligeiro descontentamento com a falta de algo "revolucionário".


    @Anónimo

    A Apple tem muitos trunfos que pode jogar... Para além do Tablet, uma actualização do OS do iPhone deixará milhões de clientes "felizes", e sem dúvida que há muito ainda a melhorar no iPhone OS.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/1/10 15:55

    A saída do OS 4.0 para iPhone deixa todos felizes ? Para grande parte deles, como eu, só quando sair o "jailbreak" . Uma notícia sobre a actualização do OS deixa-nos sempre com o coração nas mãos de que é desta que a Apple acaba com o "jailbreak". Por acaso é mais fácil fazê-lo na actual versão, 3.1.2, do que nas anteriores.
    P.S. Usar app do Cydia, para iPhones "jailbreaked" não tem nada a ver com pirataria de app. Essa é outra porta, mas não forçoso lá entrar.

    ResponderEliminar
  6. Ehehe, sim, o jailbreak é outra das questões... Dar a possibilidade de cada um usar o iPhone como bem entender sem estar limitado às políticas (muitas vezes ridículas) da App Store e limitações de implementação de certas funcionalidades.

    De qualquer maneira, não me parece que a Apple se vá empenhar muito em fechar essa porta. Mas... não digo nada... :)

    ResponderEliminar