2010/01/07

PUA Regressa à ZON Netcabo

Parece que o ano está a começar mal para os clientes ZON Netcabo.

Para quem me segue há mais tempo, saberá que já tive vários problemas com packet filtering e traffic shaping na ZON. Problemas que - embora nunca tenham sido "admitidos" pela ZON - lá foram sendo resolvidos e eliminados (mesmo se nalguns casos isso tenha demorado *meses*!)

Mais recentemente, o problema que se colocava era a questão do tráfego ilimitado... mas com limites.

A indecifrável PUA, que diz que afinal o ilimitado "depende"... Depende de quê - perguntam vocês e muito bem - isso é que é ninguém sabe! Dizem que depende da zona, da hora, das condições da rede, da temperatura, da humidade, e sabe-se lá que mais: o que é certo é que ninguém diz. E mesmo o simples acto de falar nisso faz os colaboradores ZON entrar em modo de "resposta automática", com conversa de político que fala-fala sem dizer nada.

Em Agosto tudo parecia estar resolvido... a ZON anunciava ter acabado com a PUA para agrado de todos os clientes. Mas... apenas alguns meses depois, tudo parece não ter passado de um mero acto publicitário para tentar fazer passar uma imagem mais transparente do seu serviço "verdadeiramente" ilimitado.

É que, vários amigos meus têm-me contado acontecimentos (passados na 1ª pessoa) verdadeiramente inacreditáveis.

Para começar, alguns têm recebido avisos de que o seu serviço voltou a um nível de utilização razoável!
Isto... sem alguma vez terem recebido qualquer aviso de que - sabe-se lá porquê (se já nem sequer há PUA, de acordo com as palavras da própria ZON) - o serviço deixara de o ter sido!




Quanto interrogados quanto a isto, a esperada resposta robotizada da Zon não se fez esperar:
Na sequência do seu pedido, que desde já agradecemos, informamos que a oferta de tráfego ilimitado do serviço Netcabo tem por pressuposto um nível de utilização aceitável por parte de todos os seus Clientes, de forma a assegurar o objectivo da TV Cabo de disponibilizar e garantir um serviço de elevada qualidade, fiável e de valor para todos os utilizadores.

Portanto... a tal carta em que diziam ter acabado com a referência à PUA nos planos ilimitados parece ser pura demagocia.


Num caso mais incrível ainda, um deles viu a velocidade do seu serviço de internet ser reduzido para níveis de modem analógico, com velocidades na casa das dezenas de kB/s. (Relembro que isto sucedeu sem qualquer tipo de aviso e antes sequer de se suspeitar que tal pudesse estar relacionado com algo como a PUA!)

Depois de inúmeras chamadas para tentar resolver o problema - que tudo parecia apontar dever-se a uma qualquer avaria ou perda de sinal (e com o caso a arrastar-se durante semanas) - alguém lá lhe deu a entender que a sua ligação estaria a ser limitada propositadamente por ter ultrapassado os tais limites! Os limites que a ZON diz não ter.
Pior ainda, quando perguntou então quando a situação voltaria ao normal, novamente respostas evasivas: não podem dizer se/quando a situação voltará ao normal porque nem sequer podem admitir que a ligação está a ser limitada propositadamente!

Estamos a falar de uma pessoa que está a pagar pelo serviço de 100Mbits - e que na realidade nunca teve velocidades superiores a 30Mbits! Mas isso não conta para nada - para pagar está-se sempre bem - ter o serviço pelo qual se paga... isso é que parece ser mais complicado.


É perfeitamente compreensível que os operadores tenham medidas para evitar que uns poucos utilizadores "estraguem" as velocidades dos outros. Mas para isso, que esclareçam claramente os seus clientes: dizendo em que condições podem fazer downloads, a que dias, a que horas, com que limites. Há até muito boa gente que não se importaria de pagar uma taxa extra pelo tráfego *ilimitado* como existia em tempos.
Se isso depende "de factores dinâmicos", então que arranjem forma de mostrar e informar os clientes dessas mesmas condições, em tempo real.

O que não podem fazer é determinar que certo cliente está a "abusar", apenas porque decide usufruir realmente do serviço que contratou e pelo qual paga uma pequena fortuna todos os meses. Se querem vender um serviço como ilimitado, é a isso que se sujeitam. De outra forma, que esclareçam que afinal o serviço só contempla 500GB por mês (ou seja lá quanto for.)


Ou será que estão a ver se os seus clientes passam todos para MEO fibra (os tais da "fibra a sério")?

21 comentários:

  1. Ora nem mais, é inadmissível estes joguinhos de limites fantasmas e traffic shaping sem o assumirem como tal.

    Parece mesmo que querem irritar alguns clientes o suficiente para eles mudarem para a concorrência. Este cliente abusa um bocadinho do tráfego pelo qual paga e bem todos os meses. Vamos chateá-lo para ver se ele se muda, é só um, que se lixe.

    A realidade é que vão começar a ser cada vez mais os utilizadores nesta situação... não te cuides não, Zon TvCabo.

    ResponderEliminar
  2. A ANACOM não tinha declarado invalido e ilegal essa PU*A"?
    Creio que sim.
    http://www.icap.pt/icapv2/icap_site/deliberacao_detalhe.php?AG4JPQ51=ADotela9Xr1&AGoJNwtela9Xr1tela9Xr1=ADAJZw40


    http://www.aquapc-forum.com/showthread.php?t=87374

    ResponderEliminar
  3. O ICAP tinha determinado que a ZON não deveria utilizar a denominação "ilimitado" nos seus planos, mas não sei até que ponto será uma decisão "obrigatória" ou se serve apenas de "recomendação."

    O mais estranho é a tal carta da ZON a dizer que aceitava essa decisão, e agora estar novamente com esta palhaçada. :/

    ResponderEliminar
  4. Isso de mudar de serviço é muito bonito mas aqui na terra dos ditos "tugas", todos os serviços não passam de instâncias uns dos outros. Todas as operadoras são iguais. Já estive a enriquecer umas quantas com as pequenas fortunas e todas elas fazem trafulhice. Mais: na minha opinião deveria ser obrigatório mudar os slogans para: "Agora com tráfego ilimitado(riscado) moderado...".

    ResponderEliminar
  5. No meu caso, não se trata de limites de tráfego, mas uma questão de princípio. Em Novembro estive 5 dias com velocidades reduzidas ou nulas de internet. Telefonei para a assistência técnica e depois de gastar 25€ em telefonemas para se verificar que o problema era deles e não qualquer problema informático meu, não me devolvem o dinheiro que gastei em chamadas. Aconselham para a próxima a comunicar o problema através de telefonema da rede fixa que é grátis ou por e-mail. Ora se não tenho telefone de rede fixa e tenho que estar junto do equipamento para resolver o problema, não posso recorrer ao e-mail porque era precisamente o serviço de internet que não estava a funcionar, que alternativa tinha senão recorrer ao telemóvel?
    É por estas e por outras que na próxima semana me vão instalar o Meo e se funcionar correctamente, seguir-se-á o cancelamento da ZON.

    ResponderEliminar
  6. @Renato

    Essa é outras das questões inadmissíveis: não terem um número de atendimento gratuito para as "outras" redes.

    Já que, como bem disseste e é evidentes, como podemos nós telefonar para lá a reclamar por não termos serviço, se o telefone deles nem funciona!?!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/1/10 19:52

    Boas,

    É assim, eu vejo o tráfego ilimitado como um bónus para não ter surpresas. Antes só tinha 30Gb de tráfego que me chegavam perfeitamente com as Happy Hours mas todo o cuidado era pouco e chegava ao fim do mês mesmo no limite.

    Neste momento não me preocupo com isso o que é muito bom e acho muito bem que exista uma regra de utilização razoável (como há também nos outros ISP's, não se trata somente da ZON). Em outros ISP's ainda é pior pois se queres tráfego ilimitado tens que o pagar adicionalmente e em alguns pagas não para ter tráfego ilimitado mas sim para ter Happy Hours.

    Prefiro quantas vezes eles colocarem regras de utilização razoáveis do que adoptarem por um TS muito agressivo que ai sim irias reclamar de velocidades.

    Isto é como tudo. Compreendo que uns sejam a favor, outros contra, este assunto está mais que discutido na internet. Eu para os casos em que antigamente tinham 30Gb e que agora com tráfego ilimitado passam a sacar de 300 a 900Gb, acho muito bem que limitem a velocidade. E mais, antes de limitarem a velocidade (e volto a referir, isto não se passa somente na ZON), eles avisam os clientes que "estão a passar das marcas". Se ficam depois com a velocidade limitada foi porque quiseram.

    Mas claro, esta é a minha opinião!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/1/10 20:10

    Caro anónimo

    Se na publicidade diz ilimitado então é ilimitado porque que eu saiba 300GB são um limite. O ICAP concorda é pena que os reguladores estejam a dormir ou no bolso de alguém.

    Se eles fizerem Traffic shaping muito agressivo não vou conseguir atingir as velocidades que contratei ora mais uma vez quando contratei o serviço não foi para só para trafego http etc. é para todo tipo de trafego e a zon deve esforçar-se ao máximo para me dar essa velocidade sempre que possível seja qual for o trafego e ou a hora.

    ResponderEliminar
  9. Pois...esses gajos pah :o\

    Eu estive a adiar tótil tempo até voltar a ser cliente deles!

    Fui agradavelmente surpreendido (o serviço estava MESMO muito bom)!

    Agora partilhas isto com o povo...phumph...sacanas bastardos!

    ResponderEliminar
  10. É por estas e por outras como estas que PTs e afins nunca mais.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/1/10 10:13

    era um processo em tribunal. daqueles chorudos. contra a zon e contra a anacom. mas hey, basta eles cortarem a tv ao juiz que a coisa resolve-se...

    ResponderEliminar
  12. Ó pessoal, na Meo não há qualquer PUA nem TS...

    ResponderEliminar
  13. Em Nov de 2009, nos ultimos dias, baixaram-me a velocidade da ligação, tendo eu 20Mb velocidade contratada, com suposto trafego ilimitado. Perante esta situação pensei que era uma avaria temp da Netcabo. No dia seguinte telefona-me uma Sra. dizendo que tinha sido accionado o PUA e pelo facto tinha ligação limitada, ao que eu perguntei então esse PUA não tinha sido desactivado?!. Veio-me com a conversa do costume, para garantir uma qualidade de serviço, tem de acionar o PUA, e que ficaria tudo normal após o periodo de facturação terminar. Como estava no fim do mês pensei que no dia 1 de Dez que a situaçao estava normalizada, mas não. No dia 2 de Dez já me estava a irritar a situação mendei um e-mail a ameaçá-los que iriam perder um cliente de a 7 anos, para além de fazer queixo ao instituto do comsumidor, DECO, AMACOM, Autoridade das Comunicações. E não é que ao fim de 1 hora, me telefona uma Sra. da facturação a dizer que eu tinha razão pois o meu tarifário tinha traf. ilimitado, e pediu-me para falar com o serviço técnico para resolverem o problema.

    Moral das história, ameaçem-nos com queixas para as entidades competentes

    ResponderEliminar
  14. Da PUA posso falar da minha experiencia. Dia 31 Agosto mandaram sms a dizer que tinha excedido. Fui ver.. 305GB. Dia seguinte avisam que estava normalizado.
    Em 2002 tinha vianetworks/clara e pagava bem. Em 2006 passei para a netcabo. Nunca tive problemas de maior, tirando há coisa de dois anos que fui obrigado a instalar o deluge.
    Dia 12 adiantaram-se, apesar de ser o 11º mes de facturação desde que tenho a zonbox (nunca tive vod apesar de ser grande porto) e resolvi passar pra fibra.
    A questão é que estava tudo bem e tinha 1.8MB/s com 20Mb. Agora com 50Mb não é que fazem TS à força toda? Instalei novamente o deluge e ligo um torrent. 4.8MB/s avg. no Ut 1.2MB/s.
    Na prática perdi um terço da velocidade que tinha. Ainda não passei os 100GB este mês..

    Que raio de técnica de fidelização é esta? TS por defeito na fibra da zona?!

    E apesar de trocar a dvr por uma sem disco, continuo sem vod, apesar de já ter recebido dezenas de sms a dizer pra ir ver tal filme..

    E.. theres the clincher.. tou sem phone de/para metade dos numeros. Qualquer mudança com eles dá sempre bronca, mesmo que seja só no sistema.
    Ou atinam em uma semana ou isto vai dar problemas, porque não me calo de certeza..

    ResponderEliminar
  15. Eu não arriscarei a passar para fibra sem ter a certeza de que terei mesmo o serviço que estarei a pagar.
    De qualquer forma espero que por essa altura também já tenha disponível o serviço de fibra da MEO na minha área, pelo que... se as velocidades não baterem certo com o que é anunciado - adeus ZON.

    ResponderEliminar
  16. Dps de ter comprado um LCD da Pioneer, acabei por colocar IPTV da Vodafone (ja tinha o serviço ADSL deles desde dezembro).
    O q posso dizer é q do pacote de 24 megas, a correr a 10mbs devido à distancia da central, eu uso mm os 1 megabyte /s q me permite...
    e o serviço de IPTV é optimo. a box n tem qq delay no zapping, exelente imagem, e mm a bombar na net, n se nota nada o uso de IPTV.

    e faço mts centenas de gigas de trafego entre iptv e net, e apesar de ter havido um anunico de PUA, este foi removido, e n me keixo nadinha.

    Parabens à Vodafone

    ResponderEliminar
  17. Boas, será que não há ninguém nem uma autoridade competente que possa resolver este problem!? Já tive visto pela internet uma dita carta em que a Zon Netcabo tinha acabado com a dita PUA (Política de Utilização Aceitável) que é simplesmente um palhaçada! Como todos que já devem ter reparado tanto no email como pelo telefone eles explicam sempre da mesma maneira, activam o PUA para manterem a linha em boas condições e não prejudicarem outros clientes, o pior é que quando abordamos "então quanto deveríamos gastar por mês ou dia de tráfico?" eles simplesmente não sabem!!! E voltam a referir que quando ultrapassamos um determinado volume de donwloads ficam automaticamente bloquedos pelo PUA! O primeiro aviso faz com que perdemos 70% de navegação e do segundo aviso se é que avisam, ficamos com 99% de navegação bloqueado! MISERÁVEIS! Nem dá para abrir uma página em condições nem dá para activar o messenger! Para quem nunca esteve numa situação de desespero que é estar numa situação de "traffic shapping ou PUA (talvez por ser um nome chique, a mim com a letra T ficava até melhor)" não deveriam fazer comentárias que não sabem! A Zon faz uma monitorização à rede de todos os clientes e continuará aplicar a dita "PUA" pra tristeza de todos nós! Acho que essa carta deve ser uma mera especulação ou manipulado, porque não está a servir para NADA! E se não juntarmos pessoas com poder talvés até político acho que não iremos ir para lado nenhum, vamos escrever para todos, incluindo o presidente da república, ao presidente do partido do bloco de esquerda, até para o papa (acho exagero) assim todos podemos resolver essa palhaçada que é publicidade enganosa dos downloads ilimitados!

    ResponderEliminar
  18. Só queria dizer que após entrar em PUA (ser abringido pela Politica de Utilização Aceitável) vários meses seguidos e ter feito bastante tráfego ate ao dia de ontem 11/01/2011. A ZON praticamente me cortou o serviço. Não tenho irc, nem MSN. A unica coisa que posso fazer é ler o email, mas nao consigo sequer enviar-los. Navegar então esta fora de questão e tenho que usar um serviço de net movel para ter internet. A ZON ainda tem a lata de me dizer que não posso rescindir a contrato com fidelizaçao pois o serviço nao ta completamente cortado pois consigo ler o email. Pago 85 euros todos os meses e fazem-me isto...

    ResponderEliminar
  19. Só queria dizer que após entrar em PUA (ser abringido pela Politica de Utilização Aceitável) vários meses seguidos e ter feito bastante tráfego ate ao dia de ontem 11/01/2011. A ZON praticamente me cortou o serviço. Não tenho irc, nem MSN. A unica coisa que posso fazer é ler o email, mas nao consigo sequer enviar-los. Navegar então esta fora de questão e tenho que usar um serviço de net movel para ter internet. A ZON ainda tem a lata de me dizer que não posso rescindir a contrato com fidelizaçao pois o serviço nao ta completamente cortado pois consigo ler o email. Pago 85 euros todos os meses e fazem-me isto...

    ResponderEliminar
  20. Pois é rapaziada,eu sou mais uma vitima. Pago um dinheirão por mês para ter 6OMb e hoje chego a casa tenho internet a 14kbs. Telefono para os ditos e a resposta é igual a tantas outras que aqui exposeram. Cambada de aldrabões. Posso até mudar para outra que tenha PUA também, mas vão ter que me dizer por escrito. Quanto à ZON nunca mais vai aplicar PUA às minhas custas. O meu dever é passar publicidade em todos os foruns e sites onde estou inscrito para que mais ninguém seja apanhado desprevenido pela publicidade enganosa desta empresa.

    ResponderEliminar