2010/02/24

Conferências de Robótica e Cinema no Fantasporto 2010

Se amanhã estiverem pelo Porto, e não tiverem "nada" para fazer, recomendo vivamente que aproveitem a oportunidade e visitem esta conferência robótica no Fantas.


Dia 25 FEV- 18h- Peter Corke (Prof. da Universidade de Queensland)

Titulo: Robotics: where from and where to?

O termo “robot” surgiu pela primeira vez em 1920 e a tecnologia robótica conta agora com 50 anos de existência. Muito foi já conseguido mas ainda nos encontramos muito longe de conseguir aquelas máquinas apresentadas nos filmes “Star Wars” e “I Robot”.

Os robots adquiriram um papel importante no ambiente industrial e desempenham uma quantidade significativa de tarefas na indústria automóvel. As fronteiras da robótica estão neste momento em veículos de exterior (na Terra ou em Marte), veículos que voam ou veículos. Novas áreas de aplicação estão em desenvolvimento, tais como as de assistência pessoal, reabilitação médica, cirurgia, florestal, manipulação de carga, entre outras.

Esta conferência pretende dar uma perspectiva do estado actual da robótica, o que já se consegue fazer e o que se poderá fazer muito em breve. Peter Corke é desde o início de 2010 professor na Queensland University of Technology, Australia. É um Investigador de referência na área da “vision-based robot control”, “field robotics” e “wireless sensor networks”. É “fellow” do IEEE, editor chefe do IEEE Robotics & Automation Magazine, e “officer” da “International Federation of Robotics Research”, fundador e editor associado do “Journal of Field Robotics”, membro do da comissão editorial e editor fundador para o multi-média do “International Journal of Robotics Research”, membro da comissão de editorial da “Springer Tracts on Advanced Robotics series”. Entre os vários prémios que lhe foram atribuídos destaca-se o “Qantas/Rolls-Royce” e o “Australian Engineering Excellence awards”. Antes de ingressar na Queensland University of Technology foi o Investigador principal do CSIRO onde fundou o “Autonomous Systems laboratory”, que integrava mais de 50 técnicos e investigadores, cujo objectivo era a investigação nas áreas dos robots subterrâneos, terrestres, aéreos e submarinos , bem como redes de sensores sem fios.

NOTA IMPORTANTE: A entrada nas conferências é livre mediante o levantamento de bilhete, no limite dos lugares disponíveis. O levantamento de bilhetes faz-se no próprio dia, a partir das 10.30h no Secretariado do Festival.

Relembro ainda que poderão ver robots em acção no Rivoli - e caso o tempo permita, até alguns no exterior - como é o caso de um automóvel autónomo que nos chega da Universidade de Coimbra - assim como robots humanoides (IST), futebolistas (Aveiro), e outros da FEUP e ISEP.

A não perder!

6 comentários:

  1. Será que podes dar o link para isso? Estive no site do Fantas Porto 2010 e não encontrei nada, nem onde isso se ia realizar nem onde é o secretariado :S
    É que estou interessado em ir só espero é às horas que lá for ainda ter bilhete :)

    ResponderEliminar
  2. Não tenho link... Foi um amigo que me enviou directamente para o mail.

    O secretariado do Fantas é, se não estou em erro, no Lobby do Rivoli, subindo as escadas do lado direito (logo no primeiro andar.)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, no site a única coisa que entrei foi mesmo só no programa a dizer que isso ia acontecer mas nem a informação que postas-te encontrei, acho que nos tempos que correm podiam ter um site melhor.
    Estou mesmo inclinado a ir :)

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, amanhã não poderei ir, mas a partir de sexta, estou por lá "a toda a hora" (fim-de-semana todo, e dias da semana durante as noites.)

    Portanto, encontramo-nos por lá! :)

    ResponderEliminar
  5. Sempre fui e foi bastante interessante embora para quem seja da área como e o meu caso pois de outra maneira a conferencia poderia não ter interesse porque basicamente refletiu o tipo de aplicações onde são utilizados os robots desenvolvidos pelo senhor Peter Corke. No entanto a parte inicial denominada de conversa livre teve uma maior discussão sobre robótica e cinema.
    Obrigado pela divulgação.

    ResponderEliminar