2010/02/23

iPhone LCD vs Nexus One AMOLED

Mais lenha para a fogueira, um estudo vem agora revelar que o LCD do iPhone é afinal superior ao ecrã AMOLED existente no Nexus One (nalguns aspectos.)

Verdade seja dita, há quem tenha estranhado as cores exageradas do ecrã do Nexus One desde o primeiro dia, mas... à semelhança das tácticas utilizadas nas lojas, onde os LCDs e Plasmas são demonstrados com brilho e contraste exagerados para atrair as pessoas, essas cores exageradas nem sempre são o que se pretende.


A questão é que, para além das cores "exageradas", o Nexus One parece utilizar apenas 16 bits de cor, ao contrário dos 18 bits utilizados no display do iPhone (e de outros modelos "topo-de-gama") - algo que parece estranho, mas que certamente se deve também à ainda pouca maturidade dos ecrãs AMOLED.
(Os mesmos especialistas dizem que, dentro de dois anos, as próximas gerações de ecrãs AMOLED deverão já ter estes "problemas" resolvidos, e tornando-se então nos campeões incontestáveis em todas as áreas.)

Mas calma... o LCD do iPhone, embora vença naquele capítulo, está longe de ser perfeito: um contraste muito baixo e pouca saturação de cor são problemas que se esperam que a Apple solucione nos próximos modelos (até eventualmente não ter alternativa e optar também pelos "OLEDs".)

(Eu pessoalmente também já me tinha queixado disso quando troquei do 3G para o iPhone 3GS. Continuo a preferir as cores e contraste do LCD do iPhone 3G... mas continuo sem saber se a culpa será mesmo do LCD - que poderá ter sido escolhido para reduzir custos no 3GS - ou da tal camada oleofóbica que o 3GS tem, que também afectará a imagem.)

O comparativo final só será publicado daqui por uns dias, mas será interessante analisar os pontos em que ambos devem melhorar.

2 comentários:

  1. mau... repostaste a noticia sem ler a fonte ou os comentarios...
    ja se demonstrou q o problema é nas libs q sao usadas pelo browser e pela galeria, q outras apps tem mt mais qualidade...
    alem disso a resoluçao do ecra do nexusone é o dobro da do iphone

    ResponderEliminar
  2. @BUGabundo

    Há coisas que podem depender do software, mas outras não:

    1)The OLED is 800x480, but uses PenTile technology, that has two-thirds of the total number of sub-pixels found on an 800x480 LCD, so it won’t be quite as sharp as a typical 800x480 display.

    2)The display has only 16-bits color depth, with just 32 or 64 intensity levels. DisplayMate say this is unacceptable for a high performance phone such as the Nexus One. The colors are coarse and inaccurate as a result.

    ResponderEliminar

[pub]